Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Como controlar todas as suas contas de e-mail através do GMail

O e-mail é hoje um dos serviços mais utilizados da Internet. Muitas empresas (e até algumas pessoas) podem deixar de funcionar caso a infra-estrutura de e-mail também pare. Estamos dependentes das mensagens eletrônicas.

Com a disponibilidade dos vários serviços de correio eletrônico gratuitos é cada vez mais comum possuirmos diversas contas de e-mail, uma para assuntos pessoais, outra para assuntos profissionais, mais uma para cadastro em listas de discussão, etc. Ai começam realmente nossos problemas. Como acompanhar todas as mensagens que chegam por estes diversos endereços eletrônicos? E a lista de contatos, como manter atualizada para todas estas contas?

Pois o GMail tem uma boa solução para este problema, a chamada consolidação de contas de e-mail. Além das vantagens, esta opção e totalmente gratuita.

Como isto funciona? A idéia é você direcionar as mensagens que chegam em cada conta de e-mail para uma única conta do GMail. Você pode fazer isto utilizando a opção de "encaminhar automaticamente" existente na maioria dos servidores de e-mail. Com isto toda vez que uma mensagem eletrônica chegar para você ela será automaticamente encaminhada para a conta de e-mail de sua escolha, no caso uma conta do GMail.

A configuração do GMail é simples. Depois de acessar sua caixa postal do GMail, você deve clicar na opção de "Configuração" e depois em "Contas". Na próxima tela clique na opção "Adicionar outro endereço de e-mail" e indique todos os endereços eletrônicos que estão redirecionados para esta caixa postal. Com isto você vai informar ao GMail que você está reunindo nesta caixa postal mensagens que são originárias de outras contas.

Não se esqueça de marcar a opção "Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida". Com isto, quando você responder aos e-mails eles serão enviados como se fossem da caixa posta original e não do GMail. Quem receber seus e-mails nem vai desconfiar que você está utilizando o GMail.

Depois é só criar os marcadores e filtros para que suas mensagens sejam classificadas de acordo com a origem, assunto, conteúdo ou endereço de destino. O GMail vai organizar suas mensagens em estruturas equivalentes a pastas para que você ganhe em produtividade.

A reunião de todos as suas contas de e-mail em um só local tem grandes vantagens como a praticidade e por fazer uso do filtro de SPAM do GMail. Uma ferramenta poderosa para deixar você livre das mensagens indesejadas.

Outras vantagens são ter acesso a caixa de entrada e mensagens armazenadas a partir de qualquer micro conectado a Internet, além de contar com mais de 6GB de espaço para a caixa postal.

Autor: Gilberto Sudré