Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Duas maneiras de baixar arquivos de vídeo do YouTube e tocá-los em seu computador

Se você foi tocado pela YouTubemania, certamente já descobriu no site alguns videoclipes que gostaria de guardar em seu micro. Isso é possível, mas não é muito simples. Há pelo menos duas maneiras de baixar esses arquivos. Uma é utilizar um site próprio para essa atividade. A outra consiste em instalar um plug-in no browser. O plug-in vai ficar responsável pelo download dos vídeos. Veja a seguir os detalhes de cada uma dessas operações.

1. Download via site

Para fazer o download de vídeos do YouTube via sites, siga o roteiro. No YouTube, vá à página do vídeo desejado e copie o conteúdo da caixa URL, que fica à direita da área onde o clipe é exibido. Ou então, na lista com resultados de busca do YouTube, clique com o botão direito no link para o vídeo e, no menu, escolha Copiar Atalho.

Com a URL na memória do micro, passe a um site que faz o download. Aqui estão três deles testados pela INFO: YouTubeX, Colourful Zone e KeepVid. Em cada um desses sites, com mínimas variações de procedimento, basta colar a URL na caixa de texto da página e clicar num botão para iniciar o download. Veja a seguir os detalhes.

YouTubeX
www.youtubex.com

Como o nome indica, esse site ocupa-se apenas de baixar vídeos do YouTube. Cole a URL na caixa de texto e clique no botão Download. Aparece uma imagem do vídeo e, logo abaixo, o link Download. Clique nele para baixar o vídeo. O nome de todos os clipes será get_video. Troque o nome do arquivo para facilitar a identificação, adicionando a extensão .flv. O clipe baixado vem no formato FLV, associado ao Adobe Flash.

Colourful Zone
www.colourful-zone.com/Store/foc_service.php

No Colourful Zone, clique no botão Retrieve From Clipboard para colar na caixa de texto o link que está na memória. Depois, clique no comando Get Video File e, por fim, acione outro botão: Save YouTube Video. Daqui para a frente, repita os procedimentos para salvar o videoclipe mostrado em relação ao YouTubeX. O arquivo obtido é também do tipo FLV.

KeepVid
www.keepvid.com

O KeepVid faz o download de vídeos de muitas fontes: YouTube, Google Video, iFilm.com etc. Cole a URL na caixa de texto e escolha YouTube na caixa ao lado. Então, clique no botão Download. Aparece a opção Download Link. Clique nela para começar a baixar o arquivo. Normalmente, esse arquivo está no formato FLV. Mas às vezes há a opção de outros formatos. Quando isso acontece, aparecem vários links, cada um para um tipo de arquivo.

2. Como tocar FLV?

Em todos os casos acima, o padrão do arquivo baixado é o FLV. Aí vem o problema: como tocar esse tipo de vídeo? Você precisa de um programa adicional. Faça o download do freeware FLV Player. A versão mais recente é a 1.3.3. Baixe o programa no endereço (www.info.abril.com.br/download/4662.shtml).

3. Conversão de arquivos

A desvantagem do arquivo FLV é a necessidade de instalar um player, caso você queira executá-lo em outro sistema (Linux, Mac etc.) ou mesmo em outra máquina Windows. Uma saída é convertê-lo para outro formato, o que exige o uso de outro programa. Uma boa opção é o Super, da eRightSoft (www.info.abril.com.br/download/4663.shtml). Sigla de Simplified Universal Player Encoder & Renderer, ele converte arquivos de áudio e vídeo de dezenas de formatos para outros. Você pode submeter o vídeo FLV e obter como saída um arquivo MPG, executável em qualquer plataforma, sem a necessidade de player adicional.

Plug-in no Firefox

Para quem usa o Firefox, existe outra forma de baixar vídeos do YouTube: trata-se de instalar um plug-in no browser. Essa extensão dá ao programa a capacidade de fazer o que fazem sites como o YouTubeX e o Colourful Zone. Para instalar o plug-in VideoDownloader, aponte o Firefox para o endereço https://addons.mozilla.org/firefox/2390 e clique no link Install Now. Feche o browser e abra-o novamente. O plug-in aparece na barra de status do programa.

Para baixar um vídeo, vá até a página do clipe no YouTube e clique no ícone do plug-in. O Firefox abre nova janela, que oferece a opção de fazer o download do vídeo. Dê OK. Daqui para a frente, o procedimento é semelhante ao dos sites de download. O vídeo é baixado no formato FLV.

Fonte: Info Dicas