Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Saiba como tornar o uso do Windows Vista mais amigável

Após quase dois anos, estou realmente cansado de ler sobre os problemas dos outros com o sistema operacional Vista, da Microsoft. Quero dizer, tenho meus próprios problemas. Adolescentes vivendo em minha casa e comendo minha comida, uma esposa treinando para ser um cirurgião oral trabalhando rotineiramente em turnos de 36 horas, um carro que devora gasolina. E há também o Vista.

Os consumidores têm problemas com o Vista desde seu lançamento em janeiro de 2007, embora os últimos números indiquem que a maioria dos críticos tenha aceitado, senão abraçado, o sistema. Mais de 140 milhões de cópias do Vista foram vendidas. O Windows segue como um ímã de dinheiro para a Microsoft, respondendo por mais de um quarto da receita anual da empresa, de US$ 60,4 bilhões.

Domar o Vista em meu laptop Sony Vaio equipado com chip Intel se tornou, depois de algum tempo, uma medida de manutenção de paciência, pra não dizer de sanidade. Claro, houve um dia em que eu poderia ter jogado essa coisa pela janela e então me dirigido ao desktop Mac Pro no porão. Em vez disso, liguei um jogo de futebol na TV. E lá estava Jerry Seinfeld ajudando Bill Gates a experimentar sapatos num anúncio do Vista – acho eu.

Fosse aquilo o que fosse, a verdade é que o Vista não precisa ser tão ruim quanto os anúncios da Apple dizem que é. Aqui estão algumas maneiras de tornar sua experiência com o Vista menos sofrida e talvez até mais agradável.

Controle de conta de usuário

Não sou só eu: entre os recursos que muitos usuários consideram irritantes no ciclo de vida do Vista está o controle de conta de usuário (UAC, na sigla em Inglês). O UAC no Vista deveria salvar os navegadores na web de spyware e vírus que pudessem se auto-instalar no disco rígido. Essa é uma boa coisa, obviamente, já que máquinas Windows atraem vírus como um doce atrai moscas.

Uma janela de aviso aparece na tela cada vez que um programa ou aplicativo está prestes a ser instalado: “O Windows precisa da sua permissão para continuar.” As opções são clicar em “continuar” ou “cancelar.”

No começo, se você tentasse desativar o recurso no painel de controle do Vista, ele apareceria novamente após reiniciado. Um observador apontou que essa era a maneira da Microsoft de “nunca perdoá-lo por sua estupidez” em desligar o UAC.

Agora a Microsoft permite o desligamento permanente do UAC se você possui uma versão mais nova do sistema operacional ou baixou a atualização do Service Pack 1 (se você ainda não baixou o Service Pack 1, faça-o agora mesmo; a atualização estabelece um hospedeiro de erros com o Vista).

Acrescente memória

O Vista é um glutão de memória. A Microsoft diz que um computador rodando o Vista precisa de 512 megabytes ou mais de memória RAM. No mundo real, onde uma pessoa usa mais de um aplicativo pó vez, um gigabyte de RAM é um mínimo mais realista. Dois gigabytes seria melhor.

Acrescentar RAM não é uma cirurgia no cérebro e nem é muito caro mas, dependendo do computador, é melhor deixar a instalação para um especialista. Os tipos faça-você-mesmo podem buscar “instalando mais RAM” no Google -- há muitos artigos e vídeos disponíveis.

Dê um impulso ao vista


Com um dispositivo de memória flash (drive flash USB, CompactFlash ou cartão SD) de pelo menos 256 megabytes, você consegue tornar mais rápido o acesso a dados do PC.

Plugado em uma porta USB, o dispositivo funciona como um cache de memória adicional -- ou seja, memória que o computador pode acessar muito mais rapidamente do que dados no disco rígido (quanto mais memória, melhor, até 4 GB). Depois que o dispositivo é inserido, o Vista pergunta se você quer utilizá-lo para aprimorar o desempenho. Você pode escolher alocar parte da memória do cartão ou do drive ao que a Microsoft chama de ReadyBoost e usar o restante para armazenar arquivos.

Não ria. Isso funciona. E, ao contrário da RAM, você não precisa mexer na parte interna do computador. Como o preço da memória flash caiu drasticamente, a decisão é óbvia.

Use somente o que você precisa

Você pode pensar que tem rodando apenas o navegador FireFox, mas o Vista inicia um hospedeiro de programas a cada vez que é inicializado. Não há motivo para que a maioria deles esteja funcionando e usando a memória do computador.

Então, de volta ao Painel de Controle. Clique em “Desinstalar um Programa” e, no painel de tarefas à sua esquerda, selecione “Ligar ou Desligar Atributos Windows”. Você deverá ver uma lista de todos os programas. A maior parte, para ser bem honesto, é incompreensível. O que seria “Serviço de Replicação DFS Windows”? Passeie seu cursor sobre cada entrada e uma janela tentará explicar o que ela é. Retire a seleção das que você não precisa. Isso não as remove de seu PC, apenas impede que rodem.

Perca ainda mais

Caso queira seriamente ajustar o Vista, você pode fazer ainda mais para limitar o que roda no fundo -- e há uma quantidade surpreendente de atividade em seu PC quando você pensa que tudo o que faz é jogar Paciência.

Esse é um processo um pouco mais intimidante. A parte fácil: clique em “Iniciar”, digite services.msc e tecle “Enter”. Uma janela aparece com uma tabela de “serviços” em funcionamento. E é uma longa lista. Veja as entradas que estão marcadas como automático. Essas rodam quer você queira, quer não. Mas quais são necessárias? TweakHound.com é um site inestimável para descobrir isso.

Para mudar um serviço de automático para manual, clique com o botão direito no nome do serviço. Clique em “Propriedades”. Então clique no botão “Parar” e mude o “Tipo de Inicialização” para manual.

Torne o Vista mais feio

Uma virtude do Vista é que ele embeleza a área de trabalho do seu PC. Mas ele usa montes de memória para colocar aqueles itens na lateral da tela e tornar os ícones transparentes. Sim, volte ao Painel de Controle, dessa vez para personalização. Desabilite o recurso de transparência removendo o marcador em “Ativar Transparência”. Clique na aba “Ferramentas de Desempenho e Sistema” e clique em “Ajustar Efeitos Visuais”. Clique em “Ajustar para Melhor Desempenho”.

O sistema também rodará um pouco mais rápido se você reverter ao visual clássico do Windows ao invés do visual Aero. A maneira mais fácil é clicar com o botão direito na área de trabalho, clicar em “Personalizar” e então em “Cores e Aparência do Windows”. Clique em “Abrir Propriedades da Aparência Clássica”, escolha um tema na janela com a lista de cores e clique em “OK”.

Há mais maneiras de fazer o Vista rodar mais rapidamente, algumas um pouco mais complicadas. A Microsoft oferece em seu site um guia com outros truques.

Essas dicas devem ajudar até que venha a próxima atualização de sistema operacional (que recebeu o codinome temporário de Vienna) e então isso se repetirá, tudo de novo.

Fonte: G1 > Tecnologia