Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Saiba como limpar teclado, mouse e monitor do PC

Monitor

Produtos: Flanela, algodão e água.

Inicie pela tela, com uma flanela seca, para remover a poeira. Para limpar a tela, use o algodão umedecido levemente e depois seque com uma flanela limpa. Para limpar as demais partes, use diretamente a flanela umedecida em água, secando na seqüência.

Caso o corpo do monitor esteja muito sujo, você pode -- com muita moderação -- misturar uma pequena quantidade de detergente com água e aplicar na flanela. Depois de passar essa mistura na superfície, remova-a com outra flanela umedecida. Jamais use esta solução na tela (a mesma regra vale para produtos a base de acetona, tolueno ou álcool).

Você pode usar álcool nas demais partes, com exceção da tela, desde que o produto seja bem diluído em água. Contudo, existe a chance de essa prática gerar um leve desbotamento na cor dos equipamentos com o passar do tempo.

Teclado

Produtos: Flanela, e água, bastonetes de algodão, aspirador de pó, folha de jornal.

O teclado é um repositório de lixo. Embaixo das teclas podemos encontrar coisas realmente nojentas, como lascas de unha, pêlos, cabelos e poeira, por exemplo. Muitos passam apenas um espanador de pó no teclado e limpam a superfície com um pano úmido, mas isso não elimina o que está por baixo. Existem dois níveis de limpeza, o básico e o intensivo.

Básico: Coloque a folha de jornal sobre a mesa e vire o teclado de ponta cabeça. Depois, chacoalhe-o para que a sujeira embaixo do teclado caia sobre o jornal.

Pegue o aspirador de pó e use-o para sugar entre as teclas do teclado. Alguns modelos vêm com bocais mais estreitos, que permitem melhor sucção.

Agora, com uma flanela levemente umedecida, limpe as teclas, evitando exercer muita pressão sobre elas. Use o bastonete de algodão (para quem não sabe, é o popular cotonete) levemente umedecido para limpar o espaço entre as teclas e os cantos que são inacessíveis para a flanela.

Avançado: A técnica de virar o teclado sobre o jornal e chacoalhá-lo não é a mais eficiente para remover a sujeira que fica embaixo das teclas. A maioria dos teclados permite a remoção das teclas para limpeza e, para isso, é necessário usar uma pequena chave de fenda.

Sem fazer força, posicione a ponta da ferramenta entre as teclas e, com movimento de alavanca, remova-as. Lembre-se: o teclado é delicado e você não deve exercer força. Evite remover a barra de espaço. Ela é mais complicada de encaixar, pois possui uma armação de arame para melhorar a firmeza enquanto digitamos.

Já sem as teclas, use o aspirador para sugar as sujeiras maiores e, em seguida, use a flanela levemente umedecida e também o bastonete de algodão para os cantos. Por último, seque tudo com uma flanela seca e limpa. Não faça esse procedimento em notebooks.

Mouse

Produtos: Flanela, palito de dente e água.

O mouse pode ser limpo com uma flanela levemente umedecida em água. Caso o mouse seja óptico, uma simples limpeza na parte de baixo já resolve – dê atenção àquelas partes de borracha, que ajudam o mouse a deslizar.

Se o mouse é o popular “de bolinha”, vire-o de ponta cabeça e remova a tampa que segura a bolinha. Limpe-a com uma flanela umedecida, assim como a tampa. No local onde fica a bolinha é possível ver três roldanas. Nelas fica muita sujeira, que deve ser removida com o palito de dentes. Use-o como um faca, cortando a sujeira e depois pince com ele o bloco de sujeira. Você vai notar que a roldana irá girar e a sujeira sairá facilmente.

Autor: Fernando Panissi