Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Medindo o Sucesso de seu Email Marketing com o Google Analytics

Para acompanhar as estatísticas de visitação de seus sites, diversos desenvolvedores têm utilizado o Google Analytics, uma ferramenta do Google desenvolvida para este fim. Com o Google Analytics você consegue medir a quantidade de visitantes em seu site de acordo com diversos parâmetros, e consegue rastrear de onde vem seus visitantes: se eles vêm a partir do link em algum site, se vêm através de algum mecanismo de busca e, mais interessante para nós agora, se vêm a partir de alguma campanha.

Se você utiliza o Google Analytics e quer acompanhar a taxa de sucesso de seu Email Marketing é bastante simples: o único passo a ser seguido é montar as URLs que redirecionam para o seu site com os parâmetros definidos por esta ferramenta. A ferramenta URL Builder ajuda a montar estas URLs. Todos os links que você colocar para o seu site devem ter estes parâmetros para a campanha ser monitorada.

Por exemplo, para um link para o site da Locaweb, em vez de colocar simplesmente o endereço http://www.locaweb.com.br/, podemos colocar http://www.locaweb.com.br/?utm_source=mailmarketing_padrao&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=campanha_vendas_julho

Os parâmetros utm_source (identifica a fonte dos cliques), utm_medium (identifica um meio de divulgação) e utm_campaign (identifica uma campanha) são os parâmetros obrigatórios que permitem a identificação da campanha no Google Analytics. Assim, cada clique nestes links será contabilizado e você poderá ver as estatísticas de suas campanhas no Google Analytics, na opção Traffic Sources -> Campaigns do menu. Lembre-se de colocar estes parâmetros em todos os links de seu email.



Podem acontecer algumas discrepâncias entre o Google Analytics e os relatórios fornecidos por nossa ferramenta de Email Marketing, e isso se deve à forma com que cada ferramenta trata os cliques (as estatísticas da Locaweb são calculadas no momento do clique, enquanto as do Google Analytics somente quando sua página for carregada. Assim, se o usuário clicar no link, e logo em seguida fechar a janela, antes de a página carregar, terá sido um clique na conta da Locaweb, mas não para a conta do Analytics; se o site de destino por algum motivo estiver fora do ar, o cálculo da Locaweb considerará que o clique aconteceu, enquanto o do Google Analytics não).

Fonte: Locaweb