Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Formspring: como usar bem na empresa

Não é de hoje que as redes sociais estão mudando diversos procedimentos tradicionais nas empresas - algumas realizam atendimento ao cliente por meio do Twitter, divulgam propagandas primeiro no YouTube ou fazem suas pesquisas com o consumidor por meio do Orkut.

O Formspring pode ser considerado o novo FAQ ou também mais uma forma de atendimento que substitui o Fale Conosco ou o chatíssimo Telemarketing.

O que é o Formspring?

A rede é uma ferramenta simples no qual as pessoas podem fazer perguntas anônimas ou não ao dono do perfil e essas respostas ficam disponíveis no endereço formspring.me/nomedoperfil. Veja 5 razões para sua empresa aderir ao Formspring:

1. Relacionamento.

Essa é a palavra que define redes sociais e que deve ser seguida à risca pelas empresas. Se você não se relaciona com seu cliente, provavelmente ele vai procurar outra marca que se importe com sua opinião.

Através do Formspring, você irá disponibilizar mais um canal para seu público esclarecer dúvidas; ou seja, se ele não conseguir resolver o problema através de e-mail, telefone ou pessoalmente, ainda terá o Formspring, aquilo terá que ser resolvido de alguma forma.

2. FAQ.

Grande parte das organizações disponibilizam em seu site uma seção de perguntas frequentes ou o famoso FAQ (Frequently Asked Questions). Para compor essa relação de perguntas, é feita uma seleção das questões sobre a organização que geram mais dúvidas.

Quem melhor para compor uma seção de dúvidas do que o próprio cliente?

3. Análise.

Através desse perfil, você poderá identificar os pontos fracos de sua empresa. Por ser um canal mais “espontâneo”, as pessoas fazem perguntas dos mais variados tipos, diferente daquelas que são enviadas ao Fale Conosco, por exemplo.

Dessa forma, podem surgir questões sobre situações que nunca foram avaliadas, ou seja, o Formspring pode ser uma das forma de você analisar essas ocorrências e consequentemente melhorar sua empresa.

4. Integração.

Você pode integrar o Formspring a outras redes como Twitter, Facebook, Tumbrl ou Blogger, mais uma forma de otimizar seu tempo e alimentar esses canais com conteúdo relevante.

5. Economia.

A criação de um perfil no Formspring não demanda tempo e muito menos custo, a inscrição é gratuita e qualquer um pode realizá-la.

Atenção!

Assim como qualquer rede social, não crie um perfil fantasma, é necessário a manutenção desse canal, na internet tudo é muito dinâmico. Não adianta criar a página e demorar um mês para responder as perguntas.

Fique longe de scripts, não responda o Formspring com mensagens padrão, se o cliente gostasse disso, utilizaria o Fale Conosco.

Não faça jabá, responda a pergunta de forma direta, não fique fazendo propaganda da sua empresa, existem outros canais para isso.

Fonte: Webinsider