Menu

ARTIGOS E INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO ONLINE

Proteção do roteador

Em resumo, as dicas para proteger um modem-roteador doméstico são as seguintes:

- Trocar a senha configurada de fábrica para o acesso ao painel de administração. A senha deve ser boa, mas esta é uma senha que você pode anotar em algum lugar sem muitos problemas. Afinal, quem tem acesso físico ao seu modem-roteador já pode realizar o “reset” – a senha em geral apenas protege você contra ataques pela internet.
- A administração remota (WAN) deve ser desativada.
- Para proteger o seu computador, não utilize o modem em modos de “bridge”.

Para o caso de modem-roteadores que incluem Wi-Fi, ou pontos de acesso Wi-Fi:

- Se você tem uma máquina conectada via rede cabeada no roteador, pode desativar também a administração do roteador via WLAN (rede sem fio), se houver essa opção. Isso é especialmente importante se o aparelho for usado em um ambiente em que o acesso ao Wi-Fi for público ou tiver um número considerável de pessoas com o acesso.
- Utilize WPA2 ou, pelo menos, WPA, como configuração de segurança no dispositivo. Não utilizar WEP ou deixar a rede sem criptografia.
- Utilize uma senha boa para a rede Wi-Fi. Procure utilizar frases, com ponto, vírgula e letras maiúsculas. Pode ser um trecho de uma música, um livro ou simplesmente uma frase que você goste. Claro: não vale usar uma frase que você publicou no seu perfil do Facebook.
- Não deixe nenhuma informação pessoal no SSID (nome) da rede.
- Não utilize o Wi-Fi Protected Setup. Ele é cômodo, mas diversos roteadores não são seguros com ele ativado.

Fonte: G1