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Por que você não deve enviar e-mail marketing sem uma ferramenta de disparo

Você criou uma newsletter sensacional, cheia de notícias fresquinhas e exclusivas sobre a sua empresa, ou um e-mail super bacana, com uma promoção imperdível. E agora, é só colar todos os endereços do seu mailing no campo “para” e apertar “enviar”?

Pense duas vezes antes de fazer isso. O e-mail marketing tem importância estratégica para o seu negócio. Segundo estudo da Serasa Experian, trata-se da ferramenta que traz melhor taxa de conversão para as lojas virtuais.

O problema é que, ao tentar enviar uma mesma mensagem para vários destinatários manualmente, você corre o sério risco de todas irem parar na lixeira.

Seu próprio servidor de e-mail e, o que é pior, os servidores dos seus clientes podem identificá-lo como spam.

E se isso acontecer, pode dar adeus à credibilidade e ao retorno de investimento da ação.

Por isto, neste momento, a melhor alternativa é utilizar um serviço de envio de e-mail marketing profissional. Entenda melhor como ele funciona e conheça outras vantagens desse serviço.

Mecanismo

O primeiro passo é a montagem das mensagens. Os softwares costumam oferecer diferentes opções de layouts e ferramentas de personalização, o que facilita o trabalho de quem está criando o e-mail. O conteúdo deve ser desenvolvido por você que, melhor do que ninguém, sabe o que quer comunicar.

A ferramenta trabalha com a sua base de dados. Vale lembrar que quanto mais qualificada e segmentada ela for, maiores são as chances de sucesso. Com essa lista em mãos, você insere os destinatários e o programa envia as mensagens.

Uma das vantagens desses sistemas é que eles trabalham com diferentes endereços de IP (que são como a identidade de um computador na internet) na hora de disparar as mensagens, reduzindo as chances de a mensagem ser classificada como spam.

Para descobrir quais são os melhores horários para atingir seu público em cheio, aposte em testes A/B. Divida sua lista em alguns grupos e, para cada um deles, selecione um horário diferente de disparo.

Vantagens

Além de aumentar as chances de seu e-mail chegar à caixa de entrada do cliente, essas ferramentas apresentam métricas importantes para avaliar o desempenho da campanha.

Ao controlar os disparos, você pode descobrir o número de endereços inválidos, a taxa de abertura das mensagens, e a quantidade de cliques nos links contidos no e-mail.

Dependendo do software, você descobre até localização geográfica e tipo de dispositivo pelo qual a mensagem foi lida. Também é possível acompanhar o número de novos inscritos no mailing e os pedidos de “cancelamento” ou “remoção” da lista.

Outras vantagens que uma ferramenta de disparo traz são: limpeza automática no mailing, métricas e relatórios reportados automaticamente que permitem que sejam feitas análises das campanhas, resultando em melhorias nos demais disparos.

Nunca é demais lembrar que, para sua campanha trazer resultados, é preciso que suas mensagens tenham conteúdo atraente. E, o mais importante, elas têm que chamar a atenção no “assunto”.

Lembre-se que o seu e-mail vai disputar a atenção do cliente com outras dezenas de mensagens na caixa de entrada. Destaque-se!

Fonte: E-commerce Brasil