Há 14 anos trabalhando incansavelmente para que a sua presença na internet traga o melhor retorno para sua empresa

blog

6 tags HTML para otimização em pesquisas de busca orgânica que você precisa entender

Artigos | 05.05.2021

SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Sistemas de Busca) são um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados de buscas orgânicas, ou seja, resultados não pagos em sites como o Google. Vale lembrar que cerca de 70% dos acessos de um web site tem como origem estas buscas.

Existem inúmeras técnicas para que o seu site tenha um bom posicionamento na lista de resultados e para que o buscador entenda que seu conteúdo é relevante para as palavras-chave de seu negócio.

Existem dois tipos de técnicas em se tratando de SEO: técnicas White Hat e Black Hat. A primeira segue as diretrizes de otimização enquanto os métodos deBlack Hat tentam burlar os algoritmos dos buscadores. Caso sejam identificadas estas estratégias, seu site poderá ser penalizado, sendo rebaixado na lista de resultados ou até mesmo removido.

Neste artigo vamos conferir 6 tags de HTML (elementos estruturados no código do seu site) que ajudam o tanto o site buscador como seus usuários a entender mais sobre o seu conteúdo.

  • Tag Title
  • Tag Description
  • Tag Canonical
  • Tag Robots: index
  • Tag Robots: follow
  • Tag OG

Tag Title

É sem dúvida a tag mais importante pois descreve o título de cada página de seu site de forma individual. Seu conteúdo não visível diretamente no corpo de seu site, porém é exibido na aba do navegador, de forma a identificar cada uma das abas abertas.

Além disso, o conteúdo da Tag Title é exibido nos resultados de busca de forma destacada e ajuda o buscador a entender qual o assunto que se refere cada uma das páginas de seu web site, seja ele um simples site institucional ou uma loja virtual.

Seu conteúdo deve ser único, ou seja, cada página de seu site deve ter uma Tag Title diferente, e seu conteúdo não deve ter mais que 66 caracteres pois sua exibição no resultados da busca possui um espaço limitado. Seu conteúdo deve ser direto e específico (porém não deve ser muito curto) pois é a primeira leitura feita pelo usuário de um buscador antes de clica-lo, então deve chamar a atenção e introduzir o que se refere sua página. Jamais descreva uma Tag Title enganosa pois seu o seu conteúdo não for condizente com o seu título o buscador será capaz de identificar e penaliza-lo por isso.

Tag Description

Trata-se do resumo do conteúdo de cada página de seu site. Seu resultado não é exibido no conteúdo nem no navegador porém é de extrema importância para os buscadores. Ele ajuda a ferramenta a interpretar sua página e também é exibido no resultado das buscas. Deve ser descrito de forma concisa entre 130 e 160 caracteres.

Tag Canonical

É utilizado para indicar ao buscador que o conteúdo de uma página específica possui a mesma informação de outra página, referenciando assim qual a URL principal que deve ser consolidada. Dessa forma a ferramenta interpretará qual página tem autoridade ou relevância sobre a outra, evitando que faça a indexação de páginas com o mesmo conteúdo (o que é prejudicial).

Ex.:
https://www.meusite.com.br/produtos
https://www.meusite.com.br/lista-de-produtos

Suponhamos que desejamos indexar como principal a primeira URL, então devemos indicar na segunda página como Tag Canonical o endereço que possuirá maior relevância, no caso: https://www.meusite.com.br/produtos

Tag Robots: index

Indicará ao buscador que a página em questão deverá ser indexada para os resultados de busca. Caso não deseje que uma página específica seja indexada, será utilizado o valor no-index para esta tag.

Tag Robots: follow

Indicará ao mecanismo de pesquisa que não deverá percorrer o conteúdo desta página para agregar os links existentes na mesma. Seus valores são follow, para seguir e no-follow para não seguir.

Tags OG

Tags OG (Open Graph) são dados estruturados principalmente para compartilhamento em redes sociais. São diversas as tags associadas ao OG, como title e description (não se limitando a estas) que são respectivamente o título e descrição que serão exibidos ao compartilhar a página. Neste artigo vamos apresentar apenas uma de suas associação: og:image. Esta tag deverá conter a URL da imagem que será associada quando houver o compartilhamento de uma página específica de seu web site. Poderá ser o logotipo de sua empresa ou até mesmo a foto de um produto. Cada página poderá ter uma imagem específica a ser empregada.

 

voltar

Este site utiliza cookies com finalidade estatística, de forma anônima e sem fins publicitários, visando aprimorar a sua experiência como usuário.
Conheça nossa política de privacidade e tenha uma visão completa sobre nosso comprometimento com seus dados.

aceitar recusar
Carregando

Carregando

Utilize seu dispositivo na posição vertical

Utilize seu dispositivo
na posição vertical