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Cadastro de produtos: sua venda começa aqui

Notícias | 12.02.2015

Seus investimentos em Adwords não estão dando retorno e você não entende por que sua loja não tem um bom posicionamento orgânico no ranking do Google?  Já analisou o conteúdo das descrições de seus produtos?

Quando criamos a descrição para um produto, alguns pontos são cruciais para um bom desempenho na Web, mas o primeiro passo é sempre pensar que o texto deve ter um efeito parecido com os argumentos de um vendedor do varejo físico!

6 características que um texto de descrição de produto precisa ter:

Esclarecedor: lembre-se que o cliente não vai ter ninguém ao lado de prontidão para esclarecer dúvidas sobre o produto, apenas o texto! Opte por uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Descritivo: seja cuidadoso ao descrever as características do seu produto, escolha as palavras certas e garanta que cada detalhe do produto fique muito claro no texto.

Argumentativo: seu cliente precisa saber por que aquele produto é ideal para ele. Inclua no seu texto as características estéticas do produto, referências de outros clientes, fale sobre a qualidade a curto, médio e longo prazo.

Conveniente: se coloque no lugar do cliente e preveja as dúvidas que possam ter como: durabilidade e usabilidade de um produto.

Técnico: deixe seu cliente a par das informações técnicas de seus produtos, medidas, peso, materiais, no caso de produtos alimentares disponha de tabelas nutricionais, etc.

Informativo: finalize seu texto de forma criativa, inclua informações como dicas de uso e manutenção, manuseio, como conservar, como limpar e aumentar a vida útil do produto.

Para criar uma estruturação de texto padrão podemos começar com o seguinte formato: Título / O que é / Modelo / Marca / Principais características.

Atenção! As dúvidas não sanadas através do texto de descrição fazem com que o usuário saia da sua loja e busque informações nas lojas concorrentes.

E falando um pouco de SEO, um conteúdo de descrições bem estruturadas é o que permite um melhor posicionamento, o aumento de conversões e a diminuição de taxa de rejeição. Com um bom conteúdo os buscadores entendem que a loja tem informações importantes em relação à pesquisa feita e melhora o seu posicionamento no ranking!

Boas descrições na home ou na categoria?

Acertou quem sugeriu as duas opções! Tanto na home quanto nas categorias as descrições são necessárias, lembre-se, os spiders (robôs) dos buscadores não leem imagens, apenas textos, logo se em uma das opções não existir texto, não aparecerá nas buscas dos usuários.

Opte por textos concisos, nem curtos nem muito longos, tente usar o máximo de palavras-chave possíveis sem perder a qualidade informativa.

Imagens e vídeos: estratégia e diferencial

Diferente do varejo físico o cliente não pode tocar, medir ou cheirar os produtos exibidos em sua loja. Providencie imagens e vídeos que explorem com a máxima veracidade as propriedades de um produto!

Dica para fotos:

Padronize as fotos de seus produtos, defina a quantidade e os ângulos e use sempre a mesma identidade visual para suas fotos. Nomeie as imagens de acordo com o título do produto para que na pesquisa por imagens no Google, por exemplo, elas sejam encontradas.

Dados sobre vídeos:

Vídeos descritivos aumentam a confiabilidade dos clientes em relação ao produto e a loja. Além disso, ajudam no SEO, principalmente se o vídeo estiver disponível no Youtube. (O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, 65% das pessoas que assistem a um vídeo visitam a loja virtual).

Pense em estratégias interativas na hora de personalizar seus itens. Usando textos, imagens ou vídeos contem sempre com uma plataforma de e-commerce robusta que te oriente e facilite o processo de cadastro de produtos, não perca tempo.

Fonte: E-commerce Brasil

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