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E-commerce: 13,2 mi de brasileiros compraram online em 2008, diz e-bit

Notícias | 16.03.2009
O número de consumidores brasileiros que comparam pela internet chegou a 13,2 milhões  em 2008, aumento de 39% em relação a 2007, segundo dados da 19ª edição do relatório WebShoppers realizado pela consultoria e-bit e divulgado nesta terça-feira (17/03).

O volume de e-consumidores foi alimentado pela crescente participação da classe C nas compras online. Segundo a e-bit, famílias com renda média mensal de até 3 mil reais representaram 60% dos novos e-consumidores em 2008. A participação da classe C no comércio eletrônico brasileiro cresceu de 37% em 2007 para 42% em 2008.

O perfil do consumidor online também passou por modificações. Em 2008, a presença das mulheres ultrapassou a dos homens em volume de compras online e agora representa 51% dos e-consumidores. A participação de internautas com mais de 50 anos de idade também cresceu e representou 19% da base de e-consumidores em 2008.

O e-bit já havia divulgado em janeiro que o e-commerce brasileiro movimentou 8,2 bilhões de reais durante o ano passado, crescimento de 30% em relação a 2007. "O valor ainda seria mais alto (8,6 bilhões de reais) se não fosse a crise econômica. Mesmo assim houve um crescimento [anual] significativo", observa Pedro Guasti, diretor geral da e-bit. A expectativa para 2009 é que o e-commerce brasileiro movimente 10 bilhões de reais.

Agora, a consultoria estima que o setor deverá movimentar 4,2 bilhões de reais até julho, acréscimo de 800 milhões de reais em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. A soma do primeiro semestre de 2009 supera o faturamento do e-commerce em todo o ano de 2006, compara Guasti.

Para o final do semestre, a consultoria espera que o Brasil ultrapasse a marca de 15 milhões de consumidores online. Até o final do ano, a expectativa é que o número chegue a 17,2 milhões de compradores online.

CDs e DVDs saem de cena
Entre as categorias mais populares entre os brasileiros em 2008, a de Livros mantém a ponta folgada, com 17% de participação, seguida por Saúde e Beleza (12%), informática (11%), Eletrônicos (9%) e Eletrodomésticos (6%).

As vendas de CDs e DVDs, que chegaram a representar mais de 40% dos pedidos na internet brasileira no Natal de 2002, registraram menos de 5% de participação no e-commerce em 2008, deixando de figurar entre as categorias mais vendidas no ranking deste ano.

A mudança no hábito do consumidor, reforçada pela pirataria e pelas redes de compartilhamento de arquivos (P2P) colaboraram para a queda nas vendas de CDs e DVDs, nos últimos seis anos, aponta a e-bit. "Houve uma mudança de hábito de consumo [neste segmento]. A realidade é essa. Há um comportamento de compartilhamento entre os consumidores. A indústria deve criar novos modelos para ganhar dinheiro", avalia Pedro Guasti.
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