Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

10/04/2009

Twitter cresce 700% em um ano, afirma pesquisa

O Twitter possui cinco milhões de usuários no mundo. Desse total, quatro milhões estão nos EUA. De acordo com uma pesquisa da comScore, o uso do Twitter aumentou 700% quando comparado ao ano passado. Em fevereiro de 2009, ele teve cerca de 10 milhões de visitantes.

Segundo José Calasans, analista de internet do Ibope, no mês de fevereiro, o Brasil teve cerca de 344 mil usuários do microblog, dos quais 1,4% eram internautas residenciais. Entretanto, a medição do uso da web no trabalho pelo Ibope será iniciada em alguns meses. "Acho que a gente pode ter números maiores, porque a navegação do Twitter acontece mais dentro do trabalho", ressalta.

A idade média dos "twitteiros" vai dos 25 aos 54 anos, mas o maior número de usuários está acima dos 45 anos.

Os grandes números do Twitter podem vir das empresas, já que muitas utilizam o serviço como uma ferramenta de relações públicas, administração da marca e também como serviço para o cliente. O site também é utilizado por muitos empreendedores de internet e evangelistas de "mídia social".

Para Sarah Radwamick, blogueira da comScore, a primeira geração de internautas está ficando mais velha e mesmo assim, continuam a utilizar a web. "Esses usuários cresceram e permanecem tão curiosos sobre novas tecnologias e serviços quanto antes. Isso quer dizer que o conceito de `early adopter'`(pessoas que adotam rapidamente uma nova tecnologia) tenha de ser revisado".

Com o sucesso que o Twitter começou a fazer recentemente, especialmente com celebridades e curiosos, que estão encantados com o serviço que só permite posts com no máximo 140 caracteres, a ferramenta deve manter seu grande ritmo de crescimento.