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PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

23/04/2009

Planejamento estratégico para um mundo cada vez mais conectado

Ao longo da história, inúmeras vezes as empresas se viram obrigadas a modificar seu planejamento, sua estratégia, em função das transformações tecnológicas ocorridas no mundo que, por muitas vezes, foram responsáveis pelo enfraquecimento e até o desaparecimento de marcas. Porém, neste caso, o principal vilão não foi o avanço da tecnologia, propriamente dito, e sim a mudança de comportamento do consumidor em virtude do progresso.

Uma eficiente comunicação das empresas com seu público-alvo é primordial para o sucesso e o surgimento da Internet provocou duas grandes mudanças nessa relação empresa/cliente: a primeira é vista no comportamento do consumidor e a segunda diz respeito às estratégias de marketing das empresas reformuladas devido a mudança na conduta dos compradores.

As agências de publicidade sempre procuram os ´campeões de audiência´ (as melhores revistas e telenovelas) para expor a marca de seus clientes, numa propaganda orientada ao conteúdo e que atinge o público desejado. O surgimento da Internet fez surgir novos ´campeões de audiência´ e hoje vemos 7 sites de mecanismos de busca e 5 redes sócias entre os 15 sites mais visitados no mundo. Isso mostra que a audiência na rede é maior nos serviços online do que em provedores de conteúdo.

No Brasil, os 3 primeiros colocados em volume são mecanismos de busca e uma mídia social (Google, Live.com e Orkut), e um provedor de conteúdo (UOL) aparece somente em 4º lugar. Por aqui, porém, ainda temos mais sites informativos entre os ´campeões de audiência´ do que no exterior. Mesmo assim, fica claro que há uma mudança no comportamento do consumidor, que procura mais os serviços online em detrimento ao conteúdo.

Portanto, devemos refletir sobre a melhor estratégia de marketing a ser usada hoje em dia. Na publicidade orientada ao conteúdo, a lógica é criar uma mensagem adequada ao conteúdo que a pessoa costuma ler, onde o consumidor procura informação e encontra publicidade. Nos mecanismos de busca isso não funciona, pois não há um perfil definido de quem utiliza o serviço, já que qualquer pessoa pode fazer uma busca na Internet.

O que diferencia o consumidor virtual é o que ele está procurando, que palavras ele utiliza na sua busca. Como resultado surge a idéia da publicidade receptiva, onde a mensagem está disponível em sites que foram elaborados especificamente para quem busca determinadas palavras.

Na publicidade receptiva  a empresa precisa ter uma admirável organização para fazer SEM (Search Engine Marketing), ou seja, comprando e administrando links patrocinados e otimizando o site para maior exposição nas buscas naturais.

Até mesmo na publicidade tradicional é preciso observar que a Internet  faz com que a comunicação - vá além do meio e da mensagem. Se antes estudávamos os veículos de comunicação para descobrir onde está o público-alvo, para criar uma imagem e posicioná-la de acordo com os interesses do cliente, hoje qualquer tipo de comunicação irá gerar tráfegono site e, consequentemente, uma experiência a cada visita.

É essa experiência do usuário que faz parte da gestão de marketing atual e merece atenção especial por parte das empresas. Para o site ser uma extensão da mensagem é preciso 3 aspectos fundamentais: saber as funcionalidades que o site vai ter; oferecer uma excelente usabilidade e navegabilidade, pois cada vez mais as empresas se comunicarão com seus consumidores sem falar com eles; e performance, pois um site com a melhor usabilidade, com a melhor das funcionalidades, se tiver problemas de performance, não vai atender corretamente os desejos do cliente.

A estratégia de comunicação está indo muito além do meio e da mensagem, e as agências online estão definindo, juntamente com o cliente, as estratégias que extrapolam a comunicação, pois se há um cliente que o objetivo é vendas online é preciso entender de e-commerce, por exemplo.

O crescimento absurdo das mídias sociais representa outra alteração do comportamento do consumidor, que as utiliza para buscar, incluir e disseminar informações, deixando-as para a posteridade. Sendo assim, há um conteúdo enorme na rede sobre as empresas, que em contrapartida não conseguem monitorar, muito menos controlar o teor das informações, que pode ser positivo ou negativo. Inúmeras aplicações para as mídias sociais são desenvolvidas diariamente, o que permite a comunicação entre as pessoas numa velocidade jamais vista.

Para utilizar as mídias sociais a seu favor é preciso espalhar conteúdo positivo na Internet, pois temos pouco controle sobre as informações geradas, que muitas vezes são negativas. Divulgar conteúdo positivo equilibra as coisas, mas para isso é preciso criatividade para criar formas originais para que os outros falem bem da empresa.

Outro fator que já altera, mas afetará com mais força a conduta dos consumidores, é o aumento do tempo que cada pessoa ficará conectada à Internet. A tecnologia WiMax oferecerá internet wireless banda larga aonde quer que estejamos, possibilitando o acesso via diferentes dispositivos digitais. Se hoje temos no Brasil 150 milhões de pessoas usando telefone celular, teremos este mesmo número conectado à rede mundial de computadores.

Neste cenário fica claro o desafio das empresas num futuro bem próximo: transformar seu site num ´campeão de audiência´, disponibilizando ao público ótimos serviços online, gerando comunicação para o aumento de tráfego e o adequando para funcionar em sincronia com as mídias sociais.