Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

04/07/2008

Google assina acordo com Ministério Público Federal

Nesta quarta-feira, o Google Brasil e o Ministério Público Federal em São Paulo assinaram, durante sessão da CPI do Senado Federal em Brasília, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que fará com que o combate ao conteúdo ilícito na internet se torne ainda mais eficiente.

Na visão do Google, a assinatura do acordo e o lançamento de novas funcionalidades tecnológicas do Orkut, anunciadas no início desta semana, representam um avanço importantíssimo na proteção dos direitos dos 30 milhões de brasileiros que utilizam a rede social, a maior do Brasil.

Durante a sessão em Brasília, os senadores Magno Malta (PR-ES) e Demóstenes Torres (DEM-GO), respectivamente presidente e relator da CPI, além de Thiago Tavares, presidente da ONG SaferNet, reconheceram o acordo como "um marco histórico na internet brasileira e um exemplo para o mundo".

As medidas anunciadas pelo Google atestam o comprometimento da empresa com o Brasil e no combate aos abusos contra crianças e adolescentes. Elas vão além de qualquer promessa de cooperação adotada por qualquer outro provedor brasileiro ou mesmo provedores estrangeiros atuando no país.

"Criamos ferramentas inovadoras, mobilizamos o principal capital do Google - a inteligência tecnológica da empresa - para solucionar os desafios, investimos recursos e refinamos a cooperação com o Ministério Público e a SaferNet", afirma Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil. "Fomos além de nossas obrigações e estamos orgulhosos de poder participar desse momento", diz ele.