Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

06/08/2009

Google libera novo Chrome Beta

O Google liberou agora há pouco uma nova versão Beta do Google Chrome para Windows que traz melhorias muito interessantes. A nova versão está 30% mais rápida, apresenta uma Omnibox mais responsiva, suporte nativo a HTML5 e a Nova Guia de Páginas está disponível para os alpha-testers da plataforma Mac OS X e Linux.

O novo Google Chrome Beta integra um motor JavaScript V8 e SunSpider aprimorados com 30% a mais de velocidade quando comparado com a última versão estável do navegador (lançada no último mês de maio).

Similar à versão disponibilizada para as recentes compilações do Chromium para Mac OS X e Linux, a nova versão para Windows traz uma Nova Guia de Páginas mais estilizada e bonita. Agora é possível reordenar as miniaturas ao arrastá-las, visualizar em modo lista ou mesmo esconder os conteúdos exibidos. Também existe um painel que mostra as recentes atividades realizadas no navegador, como as últimas guias fechadas, os últimos downloads, acesso ao histórico de sites e downloads.

A versão traz também a Omnibox, considerada por muitos como a melhor funcionalidade do Chrome (existem rumores de que a Mozilla pode vir a integrar uma solução semelhante no Firefox 4.0).

Esperado por muitos desenvolvedores, o Google finalmente adicionou um suporte nativo à possível nova geração da web, o HTML5. "Nós começamos a construir a capacidade HTML5 nesta versão beta, incluindo a tag para vídeos e web workers", disse o Google.

A nova versão Beta também apresenta um melhor suporte a temas (o que explica os problemas ocorridos com a última versão beta ao tentar instalar). "Nós somente estamos lançando temas básicos e existem algumas dobras a serem ainda trabalhadas, mas nós lançaremos mais temas no futuro e disponibilizaremos essa funcionalidade também para a versão estável", disse o Google.