Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

06/01/2010

Carros do Google Street View começam a fotografar SP e RJ

Os 30 carros do Google Street View começaram nesta semana a fotografar as ruas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o Google, o trabalho de dirigir por todas as ruas de Belo Horizonte e tirar fotos em 360 graus já foi concluído.

O Street View é um serviço integrado ao Google Maps que permite visualizar mapas ao nível da rua. Cada veículo tem um equipamento que reúne nove câmeras (oito para montar a imagem panorâmica e uma para o céu), sensores de infravermelho, GPS e um computador para armazenar os dados. Os carros do Street View levam dois passageiros, que se revezam na direção do veículo, um Fiat Stilo adaptado para receber as câmeras.

O Google diz que fotografar as ruas de cada região metropolitana leva, em média, três meses, e que existem locais que podem contar com proteção policial para o carro do Google. Os veículos circulam entre 10h e 16h em quase todos os dias e, apesar de as câmeras serem à prova d'água, quando chove o trabalho é interrompido.

Depois de rodar pela cidade, os carros do Street View vão para uma garagem em São Paulo (que tem 20 veículos) e no Rio de Janeiro (mais 10 carros). Os dados armazenados são enviados para servidores nos Estados Unidos, para processamento e remoção de itens que podem comprometer a privacidade dos moradores de cada cidade - placas de carros e rostos de pessoas são borrados digitalmente.

Segundo o Google, não há previsão de lançamento do Street View para o usuário final do Google Maps. Os mapas com vista de São Paulo, Rio e Belo Horizonte devem ser lançados ao mesmo tempo, ainda este ano.