Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

13/01/2010

Google Docs se torna disco virtual e armazena até 1 GB

O Google divulgou nesta terça-feira (12) que o pacote de utilitários on-line Google Docs passará atuar como um disco virtual, armazenando arquivos de texto, fotos, músicas e vídeos nos servidores da companhia. De acordo com a empresa, o serviço de “armazenamento em nuvem” estará disponível nas próximas semanas.

Os arquivos guardados na nuvem poderão ser acessados em qualquer lugar, tanto em um PC quanto em um iPhone ou smartphone, por exemplo. O conteúdo poderá ser enviado para uma pasta pública e compartilhado, como ocorre com os trabalhos do Google Docs. Cada usuário tem 1 GB de espaço gratuito para armazenar dados, sendo que cada arquivo tem um limite de 250 MB. A empresa cobrará anualmente US$ 0,25 por 1 GB adicional.

De acordo com Vijay Bangaru, gerente de produto do Google Docs, o tamanho dos arquivos que podem ser enviados para o disco virtual é maior do que o permitido em um anexo de e-mail. “Em vez de enviar arquivos para seu próprio e-mail, o que é um problema dependendo do tamanho, o usuário poderá fazer o upload de qualquer arquivo para o Google Docs”, afirma. “Você poderá até aposentar o seu pendrive reservado para arquivos muito grandes”.