Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

09/02/2010

Gmail ganha novos recursos para se aproximar das redes sociais

O Google anunciou na tarde desta terça-feira (9) o Google Buzz, uma atualização do Gmail que incorpora funções de compartilhamento de fotos e vídeos, além de status, tornando o serviço da gigante de busca mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter.

Apresentado como "uma nova forma de compartilhar e se comunicar", o Google Buzz estará disponível a todos os usuários do Gmail "nos próximos dias" de acordo com a companhia.

Os usuários poderão controlar que tipo de informação querem tornar pública ou privada (apenas para família e amigos mais próximos, por exemplo). Além disso, o Google demonstrou novas funcionalidades que vão permitir usar o Google Buzz em celulares, podendo o usuário inclusive informar a sua localização através da integração com o Google Maps. O site oficial do serviço traz um vídeo com os principais recursos do Google Buzz.


Site líder em visitas, o Google recebeu 173 milhões de visitantes em dezembro de 2009, de acordo com a consultoria comScore, o que representa 16% a mais do que no ano anterior.

Na mesma pesquisa, o Facebook aparece na quarta posição, com 111,8 milhões de visitas em dezembro de 2009. Mas o número revela um crescimento acelerado da rede social que já conta com mais de 400 milhões de usuários, já que representa 105% a mais do que no ano anterior.

De acordo com avaliação do “Wall Street Journal”, se o Google agir com habilidade, essas atualizações de status do Gmail poderão pegar carona no sucesso de Facebook e Twitter, sendo integradas aos serviços já existentes na rede social e no serviço de microblog. Até o momento, o Google anunciou integração apenas com o Twitter.

Caso contrário, continuou o “WSJ”, é difícil que esse recurso tenha um destino diferente de uma longa linha de produtos do Google que tentaram, sem sucesso, superar os rivais de serviços populares na web – como o Google Video versus YouTube, e o Open Social versus plataforma Facebook, por exemplo.