Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

16/02/2010

Microsoft lança nova versão de sistema operacional para celulares

A Microsoft lançou nesta segunda-feira (15) seu novo sistema operacional para celulares, o Windows Phone 7, em feira do setor em Barcelona, na Espanha.

A empresa tenta melhorar seu desempenho no setor móvel, em que perdeu participação de mercado para o iPhone, da Apple, e para o BlackBerry, da Research in Motion.

A Microsoft afirmou que o Windows Phone 7 vai cuidar de todos os aspectos da vida de executivos, incluindo redes sociais, jogos e música.

A empresa teve apenas 8,8% do mercado de sistemas operacionais móveis global no ano passado, segundo o grupo de estudos de tecnologia Canalys, ante os 13,9% registrados pela empresa no ano anterior.

O software fica bem atrás do líder de mercado, Symbian, que opera em celulares da Nokia, além de também ficar atrás dos sistemas dos smartphones BlackBerry e iPhone. Também há o perigo de que seja superado pelo novo Android, do Google, que já conta com uma fatia de 4,7% do mercado.

Os principais clientes da Microsoft continuam sendo corporativos, enquanto suas concorrentes ampliaram seu público-alvo para consumidores mais jovens ao reduzirem seus preços. A Microsoft também é a única das principais fabricantes de softwares para celulares que cobra uma taxa de licenciamento das fabricantes de aparelhos.

Fonte: G1