Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

23/03/2010

Web precisa ser tão criativa quanto a TV no Brasil, diz especialista

Fundador da Universidade de Ciências Aplicadas em Salzburg (Áustria), o austríaco Peter Bruck é presidente do conselho de diretores do World Summit Award, entidade global que seleciona e promove os melhores e mais inovadores conteúdos da internet.

Em entrevista exclusiva ao IDG Now, o executivo afirma que a internet no Brasil precisa alcançar o mesmo nível de criatividade obtido na televisão, e que a tecnologia da informação - com as novas ferramentas e recursos disponíveis - é uma aliada importante nesse processo.

Qual sua avaliação sobre o desempenho do Brasil na área de internet?

Se olharmos de maneira global, o Brasil está muito bem em termos de criatividade para a televisão. O importante é levar esta mesma qualidade de conteúdo para a internet. O avanço da tecnologia midiática no País é importante para haver um conteúdo único de qualidade.

Os EUA são conhecidos por aplicar uma excessiva quantidade de tecnologia em experiências militares. O que o senhor pensa disso?

A coisa mais importante a fazer no futuro é concentrar o capital na criação, na produção de conteúdos tecnológicos e não em armas. Quando você possui tecnologia, você consegue dividi-la com quem não a tem. Quando você tem armas, você as utiliza para não perder o que tem. Essa é a diferença.

Em que aspectos o mercado brasileiro deve investir mais para evoluir na questão da web?

O país deve-se ater a quatro pilares da indústria: rede, telecomunicações, software e hardware. Esses itens são fantásticos se bem trabalhados. Mas, além de todos esses fatores, é necessário trabalhar com profissionais que possuam experiência em tecnologia.

Qual a relação entre o Brasil e os EUA nos negócios digitais?

Vemos o Brasil como um grande e forte parceiro tecnológico. O País ganhou uma visibilidade incrível nos últimos anos. O que queremos é encorajar os brasileiros a fortalecer sua rede e seu conteúdo.

Como o senhor vê a internet no futuro do Brasil?

O Brasil é um país novo, e a internet também. Logo, metade de sua população estará utilizando frequentemente a rede. Outro fator importante é o desenvolvimento no país da internet móvel, uma vez que o futuro da rede estará integrado nos pequenos dispositivos do dia-a-dia. A expectativa é das melhores possíveis do ponto de vista do progresso na região.

Fonte: IDG NOW!