Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

01/04/2010

Número de internautas cresce 8% em 2009

Aí está um número que merece ser comemorado: o número de brasileiros com acesso à internet cresceu incríveis 8% somente no ano passado. Ao fim do quarto trimestre de 2009, 67,5 milhões de pessoas tinham como acessar a grande rede. Os dados são do Ibope Nielsen Online.

Para fins de pesquisa, são considerados brasileiros com pelo menos 16 anos de idade, com acesso à internet a partir de casa, trabalho, escola, faculdade, lan-house e biblioteca. Embora o total seja de 67,5 milhões, quase metade tem acesso à internet em casa ou no trabalho: 47 milhões de brasileiros.

Educação sai na frente

O mesmo Ibope também divulgou resultado sobre a audiência dos websites acessados no país. A categoria que mais cresceu foi Educação e Carreiras, cujo aumento foi de 5,6% em relação a janeiro/2010. Já Finanças e Investimentos teve crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior; Governo e Entidades sem Fins lucrativos cresceu 1,7%; e Notícias e Informação ficou na lanterna com crescimento de apenas 1,5%.

A forma de metragem do Ibope é meio complicada. O instituto não monitora – até porque não teria como fazer isso – todos os sites brasileiros. Em vez disso, fica de olho apenas em sites mantidos por grandes empresas e com grandes audiências, o que pode colocar em xeque a confiabilidade da pesquisa.

Fonte: Tecnoblog