Depois de algum tempo dando pistas de que incluiria a velocidade dos sites como fator de rankeamento no seu algoritmo de buscas, o Google agora tornou isso oficial: sites mais velozes terão melhor rankeamento nos resultados de busca.
O anúncio foi feito em um post de blog em sua central para webmasters e, junto a ele, o Google listou algumas ferramentas que podem ajudar webmasters a acelerar suas aplicações.
É sabido que sites mais lentos fazem com que os visitantes fiquem menos tempo no site, mas segundo o Google, sites mais rápidos também reduzem os custos de operação.
Os algoritmos do Google fazem um benchmarking comparativo da velocidade do seu site e de outros sites, e o Google oferece dicas de performance e de otimização no Webmaster Tools.
Por enquanto, a inclusão deste fator nos resultados de busca ainda é discreta e afeta menos de 1% das buscas efetuadas no Google hoje. O Google afirma que a mudança foi feita faz algumas semanas e que este pode ser um bom momento para que os desenvolvedores otimizem a velocidade de seus sites.
Fonte: iMasters
13/04/2010