Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

24/07/2008

Brasil é líder mundial em envio de spams

Os brasileiros compõem a maior rede de máquinas zumbis (botnets) do mundo com 10,2% dos computadores infectados por códigos maliciosos sem o conhecimento dos usuários.

Em junho, o índice de infecções elevou os PCs brasileiros à marca de principais remetentes de spam da Internet. O dado foi divulgado pela NetOfficer, representante da alemã G DATA, com base nos relatórios do Security Labs.

Em segundo lugar no ranking do envio de spam aparece a Alemanha, com 9,3%. A Itália, com 9,3%, está em terceiro. Em seguida vêm Turquia (8,3%), China (6,6%), Polônia (4,7%), Colômbia (4,6%) e Estados Unidos (4,2%).

O laboratório da G DATA estima que quase 10 milhões de computadores zumbis estejam ativos no mundo. Até junho, os campeões no envio de spam eram Alemanha e Itália.

Os temas preferidos pelos spammers foram estimulantes sexuais (30%), remédios (22%), ofensas (21%), certificados acadêmicos (5%) e software (3%).

A pesquisa é feita com base na análise dos domínios de spams recebidos por computadores protegidos pela G DATA. O Security Labs funciona 24h por dia analisando códigos suspeitos que podem fazer parte de novos vírus ou outras ameaças digitais.