Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

20/06/2011

ICANN aprova aumento das extensões dos nomes de domínios na Internet

O conselho de diretores da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) aprovou o aumento no número de finais dos nomes de domínios de internet, conhecidos genericamente como domínios de nível superior (gTLD), que hoje são 22 (.com, .org e .net, além de alguns níveis-país, como .uk, .br e .in). Com a decisão, os usuários da rede mundial de computadores vão começar a ver novas extensões de domínio.

Significa que, a partir de 2012, os endereços de internet poderão terminar com praticamente qualquer palavra em qualquer idioma, oferecendo uma oportunidade às organizações ao redor do mundo promoverem suas marcas, produtos, comunidades ou causas, com novas e inovadoras maneiras, declarou também o ICANN.

A mudança não vai beneficiar apenas empresas, mas também regiões e cidades que agora poderão usar domínios mais relevantes, afirmou o presidente da Internet Service Provider Association da Índia (ISPAI), Rajesh Chharia.

A decisão respeita os direitos de grupos criarem novos domínios em qualquer língua e script, disse o ICANN em pronunciamento.

A votação do conselho teve 13 aprovações, uma oposição e duas abstenções.

Inscrições para os novos gTLDs serão aceitas de 12 de janeiro à12 de abril de 2012.

Fonte: IDG NOW!