Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

13/09/2011

Dilma promete 4G no Brasil antes da Copa

A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta segunda-feira em seu programa Café com a Presidenta que as redes de telefonia 4G deverão entrar em atividade no país “antes da Copa de 2014″.

“Vamos implantar no Brasil o celular 4G antes da Copa”, disse. “Isso significa que brasileiros e quem vier para o Brasil acompanhar os jogos terão acesso a internet pelo celular com altíssima velocidade”, completou, a exatos 1.003 dias antes do início do evento.

A abertura de licitação para a exploração de redes de telefonia de quarta geração, que irão operar na frequência de 2,5 GHz e 3,5 GHz, vem sendo adiada desde 2009 e até segunda ordem deverá acontecer até o fim de abril de 2012. No começo de julho a Anatel prometeu que estas redes estariam em atividade “até a metade de 2013″.

As primeiras redes comerciais 4G entraram em operação em 2010 e têm como grande novidade a maior velocidade de suas transferências de dados, permitindo conexões estacionárias de até 1 gbps e 100 mbps de velocidade para conexões móveis. Só para comparar, atualmente os usuários das redes 3G brasileiras ainda veem suas velocidades girarem em torno de 1 Mbps (e olhe lá).