Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

13/04/2012

Anatel aprova edital de licitação do 4G no Brasil

A Anatel divulgou no início da noite que o Conselho Diretor aprovou o edital de licitação da frequência de 2,5 GHz, aquela que será usada para a oferta de internet móvel de quarta geração. Da mesma forma, a agência aprovou o edital que coloca a frequência de 450 MHz para uso da telefonia móvel em regiões rurais.

Marcada para o início de junho, a licitação prevê inicialmente que a frequência de 450 MHz seja leiloada, tendo como critério o menor preço para o consumidor final. Caso a licitação da frequência seja positiva, os 2,5 GHz entram num leilão à parte. Em caso negativo, a Anatel planeja leiloar tanto os 450 MHz como os 2,5 Ghz simultaneamente numa segunda rodada.

As operadoras que vencerem a licitação da frequência de 4G terão alguns compromissos importantes pela frente. Até abril de 2013, conforme determinação da Anatel, todas as sedes da Copa das Confederações da FIFA deverão ter o serviço instalado. Para dezembro do mesmo ano será necessário também que as sedes e subsedes da Copa do Mundo FIFA 2014 também tenham o 4G instalado.

Todas as capitais de estados e os municípios com mais de 500 mil habitantes entram na obrigatoriedade de ter 4G até maio de 2014. Para dezembro de 2015 serão todas as cidades com mais de 200 mil habitantes, exigência que sobe para todas as cidades com mais de 100 mil habitantes até dezembro de 2016.

O que é 4G?

A quarta geração da rede de telefonia celular promete conexões mais rápidas e estáveis. A proposta do governo federal é que, pelo menos até a Copa de 2014, as maiores cidades do país tenham a tecnologia à disposição.

Fonte: IDG NOW!