Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

08/05/2012

Mais de 250 bilhões de spams circulam na internet por dia

Todo mundo que acessa a internet já recebeu emails não solicitados. Desde propagandas de lojas que você nunca ouviu falar até divulgação de produtos que prometem aumentar seu pipi, os spams são enviados em grande escala e causam prejuízos enormes para as empresas. Pelo menos é o que afirma uma pesquisa recente realizada pela empresa de segurança BitDefender.

De acordo com o relatório, o número de spams que circula na internet todos os dias é assustador: são 264 bilhões de emails não solicitados por dia. Isso significa que, até você chegar a esta parte do texto, pelo menos uns 10 milhões de emails foram recebidos por pessoas de todo o mundo.

Durante duas semanas, a BitDefender analisou uma amostra com 2 milhões de spams – o total de mensagens enviadas a cada segundo. De acordo com a empresa, 1,14% dos emails contém anexos, geralmente com páginas HTML, arquivos de texto do Word e executáveis do Windows. Os documentos em PDF também são muito escolhidos por crackers – como esses arquivos geralmente não estão bloqueados nas redes das empresas, é mais fácil espalhar um malware explorando as várias falhas de segurança de um Adobe Reader desatualizado.

Além da inconveniência, essas mensagens também causam prejuízos. Considerando que cada trabalhador gasta dois minutos por dia excluído ou lendo mensagens não solicitadas, no final do ano a empresa teria pago 21 horas de trabalho improdutivo para cada funcionário. Além disso, 78% dos problemas com perda de dados nas empresas são geradas por gente que tenta abrir as fotos da festa em formato *.exe. O estrago só não é maior porque os filtros de spam e phishing dos grandes fornecedores de email poupam parte dessa tarefa ingrata.

Fonte: Tecnoblog