Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

02/10/2012

Pesquisa revela crescimento da internet móvel na América Latina

A Opera Software elaborou o relatório “The State of the Mobile Web” em setembro e trouxe um olhar mais atento para os países da região e os seus hábitos de navegação na web.

Os três gigantes da internet, Facebook, Google e YouTube, foram os sites preferidos da América Latina, assim como aconteceu na Ásia-Pacífico. Em todos os países latino-americanos, o trio apareceu entre os dez domínios mais acessados pelos usuários do Opera Mini.

O uso de smartphones registrou um aumento significativo na região, e usuários do Opera Mini em smartphones na região da América Latina agora representam 34% da base total de pessoas que utilizam o browser.

O estudo apontou que os países da região onde houve um maior crescimento de usuários do Opera Mini foram Guatemala, Haiti, Nicarágua, Peru e Honduras. A gama de dispositivos está mais diversificada se comparada à das duas últimas pesquisas – agora, há menos dispositivos Nokia nas listas e mais dispositivos Samsung e BlackBerry. A pesquisa também revelou que sites regionais como MercadoLivre aparecem três vezes na lista dos dez mais acessados e que sites de notícias locais também estão bem representados, especialmente nos países menores.

No Brasil, segundo uma pesquisa do Google, 14% dos celulares brasileiros são smartphones. Entre os usuários do Opera Mini no país, essa taxa é de 29%. No período de julho de 2011 a julho de 2012, o número de pessoas que possui o browser em seus dispositivos cresceu significativamente e chegou à marca de 73%.

Os aparelhos que elas mais utilizam são da Nokia e da Motorola.  Na lista dos endereços mais acessados por esses brasileiros, o Google apareceu em primeiro lugar, seguido pelo Facebook e pelo YouTube. Os sites de notícias UOL e Globo.com apareceram em sexto e sétimo lugar, respectivamente.

Fonte: iMasters