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03/12/2012

Brasil comercializa 4 milhões de PCs no terceiro trimestre de 2012

De acordo com o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado trimestralmente pela IDC Brasil, foram comercializados 4,05 milhões de computadores pessoais (notebooks e desktops) no terceiro trimestre de 2012. O total ficou 0,3% abaixo do mesmo período de 2011 e foi 1,9% menor que no segundo trimestre deste ano.

No início de 2012, a previsão para o período era de um crescimento de 15% na comparação entre 2011 e de 2012. A expectativa para o mercado de PCs em 2012 é de um crescimento de apenas 2%.

No terceiro trimestre deste ano, 61% dos computadores vendidos no Brasil foram notebooks e 39%, desktops. Estes registraram queda de 13,7% no volume de vendas, se comparados a 2011 e, 9,5% de queda em relação ao trimestre anterior. Já os notebooks cresceram 10,6% de ano para ano e 10,8% entre os trimestres. Segundo a IDC, a proximidade de preços entre notebooks e desktops orienta a preferência, principalmente dos usuários domésticos, pelos portáteis.

O segmento doméstico foi responsável por 65% das vendas, e a área corporativa correspondeu a 25% do total, enquanto Governo e Educação ficaram com os 10% restantes.

O cenário atual indica que o varejo está com grande volume de computadores estocados. A expectativa é de que as lojas ofereçam equipamentos com Windows 7 a preços agressivos, uma vez que máquinas com Windows 8 começam a chegar dividindo a atenção do consumidor.  Outro fator que pode ser a causa na redução das vendas de computadores pessoais é a mobilidade. De acordo com a IDC,  os consumidores estão decidindo entre computadores, tablets e smartphones, e a aplicação crescente de recursos financeiros nos dois últimos pode explicar os resultados abaixo do esperado para os PCs.

Comparado ao resto do mundo, o Brasil está melhor, já que teve crescimento de 1,9% nas vendas entre o segundo e o terceiro trimestre. No mercado mundial, a queda de vendas entre o segundo e o terceiro trimestre foi de 7,9%. Dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a China foi a que apresentou menor queda (0,2%) entre 2011 e 2012, seguida do Brasil, Rússia (0,5%) e Índia, que teve queda de vendas de 5,4%.

A oferta de novas tecnologias, tais como o Windows 8 e notebooks ultrafinos com preços acessíveis, e os investimentos relacionados aos eventos esportivos no Brasil nos próximos anos podem, segundo a IDC, aquecer o mercado novamente em médio e longo prazo.

Fonte: iMasters