Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

26/03/2013

Compras online são mais conscientes que as feitas em lojas físicas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo comparador de preços Kuantokusta, em parceria com a Netquest, 61% dos entrevistados alegaram que as compras realizadas via Internet são mais conscientes que as feitas em lojas físicas.

A razão para isso é a presença do vendedor, que faz uso intensivo de argumentos para tentar convencer os clientes, inibindo o raciocínio e estimulando a comprar por impulso. Segundo o levantamento, 57% dos respondentes disseram se sentir pressionados em lojas físicas.

“O resultado ressalta, mais uma vez, que o consumidor gosta de tempo para analisar o produto, avaliar se realmente precisa dele para formar uma decisão de compra consciente e a compra online proporciona isso”, analisa o CEO do Kuantokusta, Flávio Pagotto. Para 32%, a prática de comprar por impulso acontece com mais frequência no processo presencial. No mundo virtual, a taxa cai para 24%.

Além disso, o estudo revelou que 54% das pessoas que compram em lojas físicas estão acompanhadas. Na Internet, 73% realizam suas aquisições sozinhas. “Geralmente as pessoas precisam da opinião de alguém confiável e não têm muitas informações sobre o produto. Quando a compra acontece pela internet é mais fácil de encontrar informações e, por isso, elas se sentem mais seguras”, explica o CEO do Kuantokusta.

Ao serem perguntados sobre quando foi a última vez em que se arrependeram de uma compra, 43% responderam que ela foi realizada em uma loja física, 28% em uma loja online e 29% não se lembram.

O estudo contou com a participação de 1081 pessoas e foi realizado com o objetivo de traçar o perfil de compra dos e-consumidores.

Fonte: iMasters