Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

02/08/2013

Maioria dos brasileiros com Internet em casa tem conexão superior a 2Mbps

A maioria dos brasileiros com acesso à Internet em casa possui conexão com velocidade acima de 2Mbps, segundo informações da pesquisa NetSpeed Online Report, feito pelo IBOPE Media.

De acordo com o levantamento, 52,5% dos usuários ativos domiciliares, que respondem por 23,8 milhões de pessoas, usaram conexões com velocidade superior a 2Mpbs no último mês de junho. O número de usuários com conexões mais lentas, abaixo de 2Mbps, foi de 21,2 milhões no período, respondendo por 46,7% desse total.

Faixas que mais cresceram

Atualmente, a faixa entre 2Mbps e 8Mbps é a que mais cresce em números absolutos no país, tendo crescido de 11,6 milhões de usuários em junho de 2012 para 16,1 milhões de pessoas no mesmo período deste ano.

Já em termos proporcionais, a faixa acima de 8Mbps foi a que mais cresceu no mesmo período: 49%. Com isso, essa velocidade de conexão já é utilizada por 7,8 milhões de pessoas, ou 17,1% das pessoas com banda larga em casa no país.

No total, foram registrados 45,4 milhões de usuários ativos em domicílios no último mês de junho, número 9% maior do que o registrado no mês período do ano passado, mas 4% menor em relação a maio de 2013.

Brasil longe de Alemanha e EUA

Segundo o Ibope, o estudo em questão foi realizado em parceria com a consultoria Nielsen e também levantou dados em outros seis países, além do Brasil, sempre com a mesma metodologia.

Em comparação com outras nações, o Brasil ainda está bem abaixo. Na Alemanha, por exemplo, 84,6% dos usuários domiciliares possuem conexão acima de 2Mbps. A França aparece logo atrás, com 83,9% dos usuários nesse padrão, seguido por Reino Unido, com 83,1%, EUA, com 78,6%, Itália, com 77,3%, e Austrália, com 74,2%.