Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

23/10/2014

Registros de ocorrências de crimes virtuais aumentam 70% no país em 1 ano

Dados da CNB – Colégio Notarial do Brasil – indicam que o número de crimes virtuais no país aumentou 70% entre 2012 e 2013. O órgão aponta ainda que o índice subiu devido ao maior acesso das vítimas a mecanismos de defesa e acesso à informação, o que ajuda a ampliar ocorrências registradas.=

Ainda de acordo com o CNB, no período de um ano, os crimes que tiveram maior aumento de reclamações de acordo com o levantamento foram vazamento de fotos e vídeos (porn revenge), publicações de fotos não autorizadas e perfis falsos em redes sociais, cyberbullying, além do assédio virtual contra crianças e adolescentes através de redes sociais, blogs e outras comunidades de Internet.

Segundo o CBN de São Paulo, o número de atas notariais registradas no estado no primeiro semestre de 2014 foi de 6.185. O número já é superior aos totais de 2012, quando foram documentadas 5.432 atas. Já em 2013, o estado teve 9.221 atas, o que representa um aumento de 69% no total de novas denúncias.

O aumento no estado é similar ao encontrado em todo o país. Em 2012, o Brasil teve 18.820 atas registradas. Este número que saltou para 32.011 em 2013, um aumento também de 70% em território nacional.

A ata notarial é o documento usado em cartórios para registrar ocorrências, incluindo a de crimes virtuais. Ela também serve como meio pelo qual as vítimas podem buscar reparações judiciais por qualquer dano sofrido. O CNB é uma organização sem fins lucrativos que reúne profissional do direito do país e representa a classe junto ao Poder Público.

Fonte: Tecnoblog