Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

14/07/2015

Firefox passa a bloquear o Flash Player

O crescente número de vulnerabilidades do Adobe Flash Player está cobrando seu preço. O plugin, que já foi um dos mais usados na Internet, passou a ser oficialmente bloqueado por padrão na nova versão do Mozilla Firefox. A decisão ocorreu devido ao grande número de problemas que atingem o software para navegadores, que só em 2015 já foi vítima de pelo menos três falhas graves diferentes.

A mudança foi informada pelo chefe da equipe de suporte do Firefox, Mark Schmidt, através de sua conta no Twitter. Segundo ele, isto ocorreu devido ao grande número de falhas descobertas no software, mas o bloqueio é temporário.

“O Flash só será bloqueado até a Adobe lançar uma versão que não seja ativamente explorada [por hackers]”, explica Schmidt.

Como forçar e ativar o Flash no Firefox?

Apesar da atualização bloquear o Flash por padrão, isto não significa que o Firefox deixou de funcionar com o plugin. Caso deseje, um usuário pode habilitá-lo novamente a partir do menu de complementos do navegador, clicando na aba “Plugins”, selecionando o Flash e clicando na opção “Sempre ativar” ou "Perguntar Antes de Ativar".

O Flash sempre foi um plugin essencial para navegar na web, mas há anos ele tem sido gradualmente substituído por outras alternativas mais modernas e que usam menos recursos e energia dos dispositivos. O YouTube, por exemplo, passou a usar o player de HTML5 por padrão no início de 2015.

Fonte: TechTudo