Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

05/08/2015

Menos da metade dos emails são spam pela 1ª vez em 12 anos

Boa notícia: o spam, aqueles e-mails chatos que você recebe sem pedir e muitas vezes com vírus, estão em declínio na internet.

De acordo com um relatório recente da companhia de segurança Symantec, o spam representou em junho menos da metade (49,7%) de todos os e-mails monitorados pela companhia (25 bilhões).

É a primeira vez que isso acontece desde 2003. Entre meados de 2007 e 2011, a taxa ultrapassava 75%; entre 2008 e 2010, 9 a cada 10 e-mails eram spam.

O aumento foi resultado do uso de scripts automáticos que distribuiam spam através do computador de usuários infectados. A queda consistente desde então é atribuída ao desmantelamento destas redes.

Isso não significa que a internet ficou segura de repente: a Symantec também verificou um aumento de malwares no período. Isso sugere que os spammers mudaram de tática e estão mais focados em ambientes como o das redes sociais.

"Este aumento na atividade traz evidências para a ideia de que com a queda contínua da atividade maliciosa baseada em e-mails, os agressores estão simplesmente se movendo em direção a outras áreas do ambiente de ameaças", diz o relatório.

Fonte: Exame