Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

12/09/2008

Alerta sobre título de eleitor visa roubar dados de internautas

 Atentos às próximas eleições, golpistas da internet adotaram esse tema em seus e-mails fraudulentos. Em uma dessas mensagens, com assunto “Irregularidade em seu título”, o internauta é informado que seu titulo eleitoral teve cancelamento provisório. O real objetivo, alerta a empresa de segurança Trend Micro, é roubar senhas e dados bancários dos internautas. 

 
A mensagem diz que o motivo do cancelamento foi uma irregularidade no CPF. “Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo”, sugere o texto escrito em nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 
A Trend Micro afirma que, quando clica no link, o usuário é direcionado a um site que hospeda arquivos gratuitamente. “Esse site possui um software que tenta roubar as senhas e dados bancários do usuário que executa o arquivo. Para burlar os antivírus mais básicos, os golpistas colocaram o arquivo de forma comprimida, ou seja, dentro de um ZIP”, diz a empresa, que analisou o e-mail a pedido do G1. 
 
“O Tribunal Superior Eleitoral alerta que estão circulando e-mails comunicando o cancelamento de títulos eleitorais e solicitando a atualização de dados cadastrais para a Justiça Eleitoral. O TSE informa que não envia e-mails a eleitores, nem autoriza nenhuma outra instituição a fazê-lo em seu nome. Mensagens desta natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador”, diz uma alerta no site da instituição. 
 
Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.