Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

16/09/2008

HP pode escolher Linux para contornar problemas do Vista e competir com a Apple

 De acordo com a BusinessWeek, a HP tem trabalhado em dois projetos que almejam contornar os problemas do Vista e talvez competir com a Apple. O primeiro envolve desenvolvimento de software que modifique o Vista para torná-lo mais fácil de usar. Isso foi confirmado. No entando, há rumores de uma operação a portas fechadas, com o objetivo de montar um sistema operacional personalizado baseado na plataforma Linux.

 
A HP nega investir nessa operação, mas Phil McKinney, chefe de tecnologia da divisão de PCs da HP, reconhece que tais conversas podem ter ocorrido em níveis abaixo da gerência. Ainda assim, ele observa que um projeto desses “não faz sentido”.
 
Então por que fazê-lo? Bem, isso obviamente faria a HP menos dependente do Windows, e, se feito adequadamente, um sistema customizado tornaria as coisas mais fáceis para usuários mainstream. A HP, porém, pode ter outro motivo: a competição com a Apple. A HP teme que a Apple possa interferir em seus negócios caso faça um MacBook mais barato. Optar por um sistema operacional de código aberto pode cortar custos. Nada foi confirmado até agora, e a Microsoft continua a trabalhar duro em updates e a gastar muito dinheiro em publicidade. Resta-nos apenas aguardar e ver o que acontece.