Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

26/09/2008

Conheça as funcionalidades do iPhone 3G, que estréia oficialmente no Brasil

As operadoras envolvidas no lançamento do iPhone 3G no Brasil, nesta sexta-feira (26), esperam uma explosão na demanda pelo aparelho da Apple -- a Claro, com lote inicial de 30 mil unidades, já prevê a falta do produto no país. Mas antes de encarar as possíveis filas de espera ou desembolsar até R$ 2,6 mil por um aparelho, é importante saber se as funcionalidades oferecidas por esse produto estão de acordo com as suas necessidades de usuário. Por isso, o G1 elaborou um guia explicando as principais ferramentas do iPhone 3G. 

 
Touch screen
 
Um dos principais chamarizes do aparelho da Apple é o fato de quase toda sua superfície ser uma tela sensível ao toque, com 3,5 polegadas. Na hora de fazer uma chamada, ela exibe as teclas do telefone. Se a idéia for ver as fotos da viagem, elas poderão ser mostradas na vertical ou horizontal (a escolha é feita pelo próprio usuário, dependendo da maneira como ele posiciona o aparelho). E todos os comandos -- desde a seleção de um aplicativo à navegação na internet, passando pela digitação de palavras e zoom das fotos -- são feitos com os dedos. Nada de teclas, nada de stylus (aquela 'canetinha' utilizada em palmtops). 
 
Internet
 
O iPhone tem o navegador Safari, da Apple, e tecnologia 3G, que oferece acesso mais rápido à internet (entenda aqui como funciona). O telefone permite que o usuário acesse a web sem complicações e, por isso, tornou-se o objeto de desejo de muitos que não conseguem se desconectar. Com ele, o internauta acessa sites, serviços de e-mail e redes sociais da mesma forma como faz via computadores. Com a diferença que, no lugar de um teclado, usa a tela sensível ao toque. 
 
iPod
 
Com capacidades de armazenamento de 8 GB e 16 GB, o iPhone também funciona como tocador de música digital iPod. Os comandos também são dados via tela sensível ao toque: movimente o indicador para de escolher o álbum ou música que quer ouvir. No caso de vídeos, é possível aumentar a imagem ou diminui-las dando dois toques sobre a tela. Para comprar esse tipo de conteúdo, é necessário usar a loja on-line da Apple, a iTunes, que não está disponível para os usuários brasileiros. 
 
GPS
 
O telefone localiza seu usuário em um mapa que aparece na tela do aparelho – para isso, ele combina as tecnologias de GPS e de localização pelas antenas das estações radiobase de telefonia celular. Nos Estados Unidos, o usuário já consegue encontrar lojas e restaurantes em áreas selecionadas, como aquela em que ele se encontra. 
 
Fotos
 
A câmera do aparelho, de 2 megapixels, faz apenas fotos e não tem zoom óptico. Se quiser gravar vídeos, é necessário baixar um aplicativo específico para essa função. Como uma pinça, polegar e indicador são as ferramentas de zoom para visualizar fotos na tela do iPhone: ao afastar ou aproximar esses dedos, o usuário consegue aumentar ou diminuir as imagens exibidas na tela. Elas podem ser mostradas na vertical ou horizontal, dependendo de como o usuário posiciona o aparelho, e também enviadas por e-mail. 
 
YouTube
 
Para facilitar o acesso ao site de vídeos do Google, o iPhone 3G já vem com um ícone específico para essa página em sua tela inicial. O aparelho também permite a navegação por categorias como “mais vistos”, “mais recentes” e “mais populares”, além de fazer buscas por conteúdo e enviar as sugestões desses arquivos para os contatos de e-mail.
 
Aplicativos
 
Para turbinar as funções do iPhone 3G, os usuários podem baixar aplicativos pagos e também gratuitos do site App Store, que estreou em julho com mais de 500 ferramentas. Para fazer aquisições, é necessário criar uma conta no programa iTunes, informar o país de origem e também fornecer informações de cartão de crédito.