Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

11/11/2008

No Brasil, recall de baterias Sony só afeta notebooks da HP

O recall de 100 mil baterias anunciado pela Sony, relacionado aos modelos 2.15Ah, só afeta no Brasil notebooks da marca HP. Por aqui, divulgou o fabricante de computadores, o recolhimento soma 670 máquinas que podem superaquecer -- veja se sua máquina da HP está entre as afetadas e como proceder. 
 
Essa célula problemática também é usada em notebooks de outros quatro fabricantes. Dell, Lenovo e Toshiba informaram à reportagem do G1 que seus computadores com a bateria 2.15Ah não foram oficialmente vendidos no Brasil (no caso da Dell, por exemplo, o recall envolve 300 máquinas comercializadas nos EUA, Canadá e Ásia). Já a Acer não fez nenhum anúncio oficial sobre recolhimento de notebooks comercializados no país. 
 
Segundo a agência de notícias Reuters, esse último recall da Sony envolve no total 74 mil notebooks vendidos pela HP e 14,4 mil pela Toshiba. Fabricantes divulgaram 40 casos de superaquecimento, incluindo quatro casos em que os usuários sofreram queimaduras leves e 21 casos de danos pequenos causados por fogo e alta temperatura, afirmou uma porta-voz da Sony. 
 
Mudanças de fabricação
 
A Sony responsabilizou pelo problema as mudanças de fabricação iniciadas há quatro anos. A empresa acredita que as alterações possam ter afetado a qualidade de algumas células das baterias. Outros incidentes de superaquecimento podem ter envolvido um problema com as matérias-primas dos equipamentos, disse a Sony.
 
A companhia japonesa anunciou recentemente o recolhimento de milhares de laptops Vaio, inclusive no Brasil, por preocupações com superaquecimento das baterias.