Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

12/12/2008

Google Maps traça rotas de transporte público em SP e BH

Nesta quinta-feira, o Google apresentou uma nova funcionalidade do Google Maps que vai permitir traçar rotas envolvendo transporte público em São Paulo e Belo Horizonte (MG). O serviço já permitia escolher entre caminhos a serem feitos a pé ou de carro.
 
A ferramenta, chamada de Google Transporte Público, foi criada em parceria com três órgãos públicos: SPTrans (São Paulo Transporte S/A), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte).
 
Nas duas cidades, o serviço permitirá acesso às rotas de ônibus e trem, sendo que na capital paulista também será possível traçar caminhos envolvendo metrô. Além de oferecer o itinerário, o Google Transporte Público vai fornecer o tempo estimado da viagem. No caso do transporte por ônibus, ele indica os pontos nos quais o usuário deve embarcar e desembarcar.
 
A liberação do acesso será gradual. Neste primeiro momento, apenas 1% dos usuários do serviço de mapas deve ter acesso imediato à nova função.
 
De acordo com Marcelo Quintela, gerente de produto do Google no país, até o fim da semana que vem o serviço já deve estar totalmente disponível.
 
No caso de haver mais de uma linha de ônibus para uma determinada rota, por exemplo, o Google Maps seleciona as três melhores opções, como aquela que tem o trajeto mais curto ou que custará menos para o usuário.
 
Segundo o Google, a funcionalidade também estará disponível para quem acessa o Google Maps através de telefones celulares.
 
São Paulo e Minas Gerais são as duas primeiras cidades da América Latina e fora do eixo Estados Unidos e Europa a contar com o Transporte Público. Ainda não há uma previsão para que o serviço chegue a outros municípios brasileiros.