Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

05/04/2010

Windows 7 supera 10% de participação no mercado

De acordo com novas estatísticas da Net Applications sobre o uso dos sistemas operacionais na web, o Windows 7 já ultrapassa 10% do mercado.

A participação do navegador da Microsoft tem crescimento médio de 1,5% ao mês. Em contrapartida, o Windows Vista cai 0,5% e o XP tem queda de 1% ao mês.

Caso esse ritmo seja mantido, o Windows 7 deve ultrapassar o Vista em julho deste ano e o Windows XP em novembro do ano que vem. Para analistas, isso deve acontecer antes, pois as empresas que não sentiram confiança no Windows Vista e mantiveram o Windows XP em suas máquinas devem iniciar a migração para o Windows 7 antes do final de 2011.

Soma-se a isso o fato de muitas aplicações disponibilizadas pela Microsoft não serem mais compatíveis com o Windows XP, incentivando a migração do usuário caseiro para o Windows 7.

O estudo apontou que todas as versões do MacOS e do Linux, somadas, totalizam menos de 6% do mercado.

Fonte: Baboo

01/04/2010

Número de internautas cresce 8% em 2009

Aí está um número que merece ser comemorado: o número de brasileiros com acesso à internet cresceu incríveis 8% somente no ano passado. Ao fim do quarto trimestre de 2009, 67,5 milhões de pessoas tinham como acessar a grande rede. Os dados são do Ibope Nielsen Online.

Para fins de pesquisa, são considerados brasileiros com pelo menos 16 anos de idade, com acesso à internet a partir de casa, trabalho, escola, faculdade, lan-house e biblioteca. Embora o total seja de 67,5 milhões, quase metade tem acesso à internet em casa ou no trabalho: 47 milhões de brasileiros.

Educação sai na frente

O mesmo Ibope também divulgou resultado sobre a audiência dos websites acessados no país. A categoria que mais cresceu foi Educação e Carreiras, cujo aumento foi de 5,6% em relação a janeiro/2010. Já Finanças e Investimentos teve crescimento de 2,9% em relação ao mês anterior; Governo e Entidades sem Fins lucrativos cresceu 1,7%; e Notícias e Informação ficou na lanterna com crescimento de apenas 1,5%.

A forma de metragem do Ibope é meio complicada. O instituto não monitora – até porque não teria como fazer isso – todos os sites brasileiros. Em vez disso, fica de olho apenas em sites mantidos por grandes empresas e com grandes audiências, o que pode colocar em xeque a confiabilidade da pesquisa.

Fonte: Tecnoblog

25/03/2010

Publicidade na internet brasileira cresceu 25% em 2009

A publicidade na internet foi a que mais cresceu em 2009, com faturamento bruto de 25,16% em comparação com 2008, segundo números do Projeto Inter-Meios divulgado nesta quarta-feira (24/3).

O total faturado pelo setor em 2009 alcançou 950,4 milhões de reais - no ano anterior, esse valor foi de 759,3 milhões. Com esse resultado, a fatia da internet passa a representar 4,27% do bolo publicitário brasileiro.

O resultado aproxima-se da previsão do Internet Advertising Bureau, que em março de 2009 afirmou que a publicidade na internet brasileira iria receber investimentos de 1 bilhão de reais.

Apesar de continuar a ser destaque, essa mídia não conseguiu repetir o estonteante desempenho de 2008, quando cresceu 44,18% em relação ao ano anterior, e nem de 2007, quando cresceu 45,76% comparado a 2006.

Outras mídias

Em comparação, a TV aberta - que representa 60,92% do mercado - viu seu faturamento crescer 7,65% em 2009, para 13,6 bilhões de reais. Em 2008, esse número foi de 12,6 bilhões.

Até o rádio cresceu mais que a TV. A mídia apresentou crescimento de 9,35% no período - o faturamento publicitário deste meio em 2009 foi de 986,9 milhões de reais, apenas 3,8% superior ao da internet.

No ano, a TV por assinatura teve crescimento pequeno (2,52%). O setor fechou 2009 com faturamento de 822,9 milhões de reais - no ano anterior, foi de 802,7 milhões. Sua fatia no faturamento da mídia nacional no ano foi de 3,69%.

Entre os setores de mídia que viram seu faturamento encolher em 2009 estão o de cinema (-7,57%),revista (-6,18%),jornal (-8,11%) e guias e listas (-19,7%).

Fonte: IDG NOW!

24/03/2010

Microsoft confirma problema no MSN

A Microsoft se posicionou sobre os problemas no serviço que o comunicador instantâneo MSN apresentou em diferentes regiões do mundo nesta terça-feira (23/3).
Segundo a empresa, alguns usuários tiveram dificuldades com a área de status do serviço, que em certos casos informou equivocadamente se o usuário estava online ou offline.

Sem entrar em detalhes, a companhia afirmou, por meio de comunicado, que a causa do problema foi identificada e uma correção foi implementada”.

“Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado", completou a empresa.

Fonte: IDG NOW!