Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

15/12/2009

Google lança encurtador de URL: goo.gl

O Google, aquela empresa que quer dominar o mundo, acaba de lançar nesta segunda-feira (14) seu encurtador de URLs que atende pelo nome de Goo.gl. O serviço não é como os outros encurtadores que conhecemos como o Bit.ly ou Migre.me. O site do Goo.gl não permite o encurtamento de nada. O encurtamento está disponível através da barra de ferramentas do Google e do Feedburner.

Essa forma diferente de lidar com as URLs tem potencial de acabar por dominar o mercado pois boa parte dos blogs usa o Feedburner como fornecedor de seus feeds RSS e muita gente usa a barra de ferramentas do Google em seu navegador web.

Como todos sabem as URLs curtas ganharam importância gigantesca com o Twitter pois lá quanto menos caracteres melhor. E o Goo.gl pelo menos não é menor e nem maior em comprimento do que o atual líder do mercado.

Por enquanto o Google diz que não vai liberar a funcionalidade de encurtar URLs através do site goo.gl mas vai esperar a reação dos usuários à sua ferramenta para ver que rumos tomar.

08/12/2009

Google vai incluir informações em tempo real nos resultados de busca

O Google vai começar a atualizar automaticamente seus resultados de busca para incluir as informações pertinentes dentro de alguns segundos depois que o conteúdo é gravado no seu índice de web.

O recurso de busca em “tempo-real” revelado nesta segunda-feira (7) marca um grande passo na ambição do Google de oferecer um olhar detalhado sobre o que as pessoas estão discutindo on-line o mais rapidamente possível.

As novas informações vão rolar em uma seção da página de resultados principais; normalmente, um novo pedido de pesquisa era o único caminho para posts de blogs, atualizações de status e outras informações que o Google tinha indexado desde a consulta anterior.

Para estar antenado com tudo o que está acontecendo on-line, o Google anunciou novas parcerias com o Facebook e o MySpace, para incluir atualizações a partir das duas redes sociais.

Além disso, a companhia demonstrou nesta segunda-feira um novo aplicativo que permite reconhecer milhões de objetos e monumentos de todo o mundo depois de terem sido fotografados em um telefone celular.

23/11/2009

Paypal faz transferências para bancos brasileiros

O Paypal, espécie de moeda virtual usada no comércio eletrônico brasileiro, pode ampliar sua área de atuação com uma nova funcionalidade. Isso porque agora é possível transferir o dinheiro, através do serviço, para vários bancos do Brasil.

Entre eles estão Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco Real Santander, HSBC, UNIBANCO, Caixa Econômica Federal e Nossa Caixa. Com informações simples, como CPF e dados da conta bancária, transferências podem ser realizadas.

Aquelas com valor abaixo de R$250,00 custam R$3,00 e, acima disso, são gratuitas. O recurso é muito recente, e não se sabe se há incidência de taxas dos bancos ou impostos.

Até o momento, essa é a única funcionalidade disponível no país, mas o Paypal tem planos de internacionalizar o serviço e, dessa forma, será mais um concorrente para serviços locais como o líder de mercado PagSeguro e a Moip.

18/11/2009

Laptops da HP são os que mais dão defeito, diz pesquisa

Um estudo publicado pela SquareTrade revelou que a Hewlett-Packard, conhecida fabricante de impressoras e laptops, é a marca menos confiável quando o assunto são computadores móveis. Segundo a pesquisa, laptops da HP com tempo de vida de 2 anos tem taxa de falha de mais de 15%, enquanto que a taxa considerada normal é 10%.

As fabricantes Asus e Toshiba foram as únicas que conseguiram porcentagens abaixo da considerada aceitável. Já as fabricantes Sony, Apple, Lenovo, Dell, Gateway e Acer ultrapassaram a marca, mas nenhuma delas chegou tão perto da média da HP.

Os dados coletados também mostraram que 1 em cada 3 laptops tiveram problemas técnicos durante o primeiro ano de uso, sendo um terço dessas falhas causadas por dano acidental e o restante por mal funcionamento do hardware. Além disso, o estudo mostrou que a taxa de falha de netbooks é maior do que a de laptops.

A pesquisa foi realizada com mais de 30 mil computadores portáteis dos clientes da própria SquareTrade, que vende garantias extendidas para produtos eletrônicos.