Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

08/07/2009

Google tira o Gmail da fase beta

Cinco anos após seu lançamento, o Gmail sai da fase beta. Google Calendar, Google Docs e Google Talk também chegam ao patamar de pós-beta, ou prontas para uso. Isso não significa que não fossem boas aplicações antes, mas agora, como explica a equipe do Google, estão no ponto.

"Desde que lançamos o pacote Google Apps para negócios, há dois anos, ele teve um acordo de serviços com suporte 24 horas e tem alcançado, ou superado, todos os padrões para softwares não beta", esclarece Matthew Glotzbach.

Mais de 1,75 milhões de empresas utilizam o Google Apps, e a tag Beta começou a "pegar mal".

"Entendemos que o rótulo de beta não é adequado para grandes empresas que não tendem a rodar seus negócios em aplicações que ainda parecem estar em fase de testes", complementa Glotzbach.

Apesar da remoção do selo Beta dos logos dos produtos, o Google promete manter a inovação em todos os serviços.

29/06/2009

Google interpreta elevada buscas sobre Michael Jackson como ataque cibernético

Em vez de uma lista de resultados, milhões de usuários que digitaram o nome de Michael Jackson na barra do site se depararam com a mensagem de erro “sua consulta é semelhante a solicitações automatizadas de um vírus de computador ou aplicativo spyware”. “É verdade que entre aproximadamente 2h40 da tarde do horário local e 3h15 do horário local, usuários do Google News tiveram dificuldade de acessar os resultados das buscas para consultas relacionadas a Michael Jackson e viram a página de erro”, confirmou à BBC o porta-voz do Google, Gabriel Stricker.

Por volta dessa hora, o cantor estava sendo declarado morto em um hospital de Los Angeles. Lentidão na rede o volume de buscas na internet por noticias sobre Michael Jackson causou uma série de lentidões.

A Keynote Systems, que monitora o tráfego na rede, registrou problemas de desempenho em sites de notícias, como AOL, CBS, CNN, MSNBC e Yahoo. “A partir das 2h30 horário local, a velocidade média de download em sites de notícias dobrou de menos de quatro segundo para quase nove segundos”, disse ao site Data Center Knowledge o diretor de operações externas da empresa, Shawn White. “No mesmo período, a média de disponibilidade dos sites caiu de quase 100% para 86%.” Outros sites registraram panes.

Entre eles estão o TMZ, especializado em fofocas e celebridades, que saiu do ar devido à quantidade de tentativas de acesso à sua notícia exclusiva de que paramédicos haviam sido chamados à casa de Michael Jackson, e a página do jornalista de fofocas e celebridades de Hollywood Perez Hilton. Rivalizando com IrãO serviço de ‘microblogging’ Twitter disse que sofreu uma pane com alto volume de pessoas utilizando o aplicativo ao mesmo tempo. As consultas em relação a Michael Jackson saltaram para o topo da lista. Antes da pane, afirmou o Twitter, a expressão “Michael Jackson” aparecia em mais de 66,5 mil atualizações.

Na tarde da quinta-feira, segundo dados da Trendrr, que monitora atividades em sites sociais, o número de posts contendo “Michael Jackson” no Twitter já superava 100 mil por hora.

Este volume coloca a morte de Michael Jackson ombro a ombro com os protestos iranianos, cujas atualizações chegaram a 100 mil por hora no Twitter no dia 16 de junho, subindo depois para 220 mil por hora.

Logo após o anúncio da morte do cantor, houve uma corrida a sites como o Wikipedia, à medida que os autores dos verbetes se apressavam para fazer mudanças e correções nos textos, em meio ao volumoso acesso dos fãs.

26/06/2009

Locaweb é líder em Serviços de Infraestrutura de Hosting

Neste mês, a Locaweb comemora o primeiro lugar em market share no segmento de Outsourcing – Hosting Infrastructure Services com 13,9% do mercado, segundo o estudo do IDC Brasil, referência no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Segundo a pesquisa, a Locaweb ultrapassa grandes companhias nessa categoria e, em 2008, registra crescimento de aproximadamente 45%, atingindo um total de quase R$ 100 milhões em receitas de serviços de hosting.

O estudo reforça o compromisso da Locaweb com seus clientes, pois utiliza como base o conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores de tecnologia para auxiliá-los no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas.

25/06/2009

Versão pré-definitiva do Windows 7 poderá ser baixada até 15 de agosto

A Microsoft vai disponibilizar para download a versão Release Candidate (RC) do Windows 7 até o dia 15 agosto. Com essa data, a empresa cumpre a promessa feita no lançamento do RC, quando se comprometeu a permitir downloads do software pelo menos até julho.

O sistema operacional, na versão pré-definitiva, expira apenas em 2010. No entanto, entre março e junho do ano de expiração, o RC irá reiniciar automaticamente a cada duas horas.

De acordo com a ComputerWorld, a versão final do Windows 7 deve ser lançada em 22 de outubro.