Menu

PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

16/06/2009

Bing - a nova e promissora aposta da Microsoft para concorrer com o Google

Depois de muita especulação, a Microsoft lançou, oficialmente, durante o SMX Advanced, o Bing, novo serviço de busca da empresa. Vale lembrar que, há poucos dias atrás, o serviço já estava disponível para teste. O Bing (www.bing.com) é o mais novo capítulo da tumultuada luta da Microsoft para alcançar o Google (ou pelo menos conquistar o segundo lugar) na preferência do usuário na hora de fazer buscas na Internet.      

Não é a primeira vez que se espera muito da Microsoft. Esta situação já ocorreu com o MSN, depois o Live, especulações sobre a compra do Yahoo!, Kumo etc. Porém, dessa vez, a impressão inicial é que a Microsoft está realmente comprometida a lutar pela liderança deste mercado e seu produto mostra evoluções significativas em alguns tipos de buscas. Além disso, ao digitar www.microsoft.com, fica clara a importância da empresa para este lançamento.

Segundo Dr. Qi Lu, presidente de serviços online da Microsoft, considerado o principal executivo responsável pela nova estratégia, o Bing pretende resolver, ou pelo menos melhorar, três características dos Buscadores: resultados, organização e tomada de decisão. Vou explicar melhor cada uma delas, mas, para testar os termos que usarei como exemplo, é preciso usar a versão em inglês para os Estados Unidos do Bing (esta opção pode ser encontrada no lado superior direito da página).       

Melhores Resultados: o grande objetivo do Bing é entender a intenção do usuário e, assim, trazer a melhor opção de resultados. Ele pretende fazer isso por meio da utilização de respostas mais recentes, busca de dados mais relevantes na categoria buscada e conhecimento do IP do usuário. Alguns exemplos:

- Uma busca por "Oscar Winners" trás como primeiro resultado os ganhadores do Oscar de 2009.  
- Quando alguém busca o nome de uma companhia aérea (ex:United Airlines),muitas vezes está interessado em saber o telefone do SAC da empresa. Essa informação, que não aparece no resultado de outros Buscadores, aparece de cara no Bing.
- Se você procura por "movies" ou "restaurants", é bem provável que queira respostas somente na cidade onde está. Neste caso, o Bing traz exatamente estes dados utilizando seu IP como identificador de localidade.

Melhor Organização: um grande problema encontrado pelos usuários que fazem buscas é saber o que cada link significa ou qual categoria de resposta ele trazs. O Bing pretende resolver isso por meio de uma barra de navegação dinâmica e algumas outras melhorias, vejam:

 
- Quando busco alguma cidade, posso querer saber vários tipos de informações sobre ela. Ao digitar o termo "Seattle", no Bing, por exemplo, a barra esquerda do site mostra opções pertinentes a esse tipo de busca como weather, restaurants, attractions, tourism, events e images.   
- De maneira semelhante, se a minha busca for por alguma celebridade ou esportista, as respostas e a barra esquerda também se adéquam. Para uma busca por "Kobe Bryant", a barra da esquerda mostra opções como highlights, dunks, biography etc. Além disso, o primeiro resultado é uma foto do jogador com as estatísticas dele nos últimos jogos.    
- Outras evoluções nessa linha são: preview do resultado e links similares. Em uma busca por "Best Buy", além dos resultados no mapa (criado a partir do meu IP),é criada uma pequena lista de buscas parecidas (walmart, target, sears etc).

Tomada de Decisão: finalmente, o Bing inova para ajudar o usuário a tomar decisões em menos buscas e de forma mais fácil. Faz isso por meio da criação de tipos de resultados específicos para as principais categorias de buscas, observe:


- Quando se busca por "restaurants in nyc", por exemplo, além de uma lista com diversos restaurantes que apresentam tipo de cozinha, bairro, preço etc, o Bing oferece um filtro na barra à esquerda, no qual é possível limitar os resultados por vários critérios, entre eles rating, tipo de cozinha, ambiente, formas de pagamento entre outros.     
- No caso busca por passagens aéreas, ao digitar, por exemplo, "flights seattle miami", além dos resultados que se espera encontrar, o serviço sugere as possíveis variações de preços que poderão ou não ocorrer no futuro.    
- Para os casos em que o internauta faça a busca e, depois, precise buscar novamente o que precisa no site encontrado, o Bing também traz uma solução. Tente, por exemplo, buscar a palavra "ups". Você verá que, além dos dados esperados no primeiro resultado, existe uma caixa que serve para fazer uma busca na própria ferramenta do site, não do Bing.     

Além dessas inovações, o Bing ainda traz outros detalhes interessantes como a avaliação de livros na Amazon.com quando alguém busca pelo nome de um livro, ou a possibilidade de ver vídeos no próprio Buscador (sugiro um teste buscando por "Kobe Bryant" e, posteriormente, escolhendo a opção  "vídeos" na barra à esquerda).     

Por essas inovações, pelo investimento maciço que a Microsoft vem colocando nessa área e pelo domínio absoluto do Google até agora, será muito interessante acompanhar a concorrência dos Buscadores pela atenção dos usuários e verba dos anunciantes. Certamente, o Google não deixará barato e trará mais inovações para continuar na liderança. É esperar pra ver!

08/06/2009

Celulares inteligentes devem superar netbooks entre usuários

Quando Kas Tsai, 27, estava em busca de um aparelho portátil para acesso à Internet, ele optou por um iPhone em vez de um netbook de baixo custo.

"A aparência é melhor, e posso levá-lo comigo quando saio. O netbook é pequeno, mas o teclado é tão apertado que na verdade não tenho como usá-lo se estou em movimento", disse o estudante de biotecnologia.

Pessoas como Tsai podem bem se tornar o fator decisivo na guerra iminente quanto ao domínio do mercado, agora que os internautas estão levando seu passatempo favorito ao reino da comunicação sem fio. Muitos observadores acreditam que os celulares inteligentes possam sair vitoriosos, no longo prazo.

Com os computadores de mesa perdendo rapidamente o seu domínio como principal ponto de acesso para navegação na Web, a corrida entre laptops e celulares inteligentes para decidir quem ocupará o lugar deles já começou. Muitas empresas optaram por tentar evitar riscos e estão lançando tanto computadores quanto celulares inteligentes.

Marcas de computadores como a Acer e Dell recentemente anunciaram ou foram mencionadas em conexão a possíveis lançamentos de celulares. A Nokia, líder entre os fabricantes de celulares, está avançando na direção oposta, e mencionou uma possível incursão ao mercado dos netbooks --computadores pequenos e baratos bons para navegar na Internet ou verificar e-mails, mas sem todas as funções de computadores maiores e mais dispendiosos.

As guerras por mercado que estão surgindo podem resultar em competição mais intensa em dois setores já altamente concorridos, o que pode prejudicar a todos os envolvidos enquanto a batalha não se resolve, dizem analistas.

"Sucesso para a Nokia no mercado de computadores? Duvido que haja muito", disse o analista Bob O'Donnell, da empresa de pesquisa IDC. "E a venda de celulares inteligentes pela Dell ou HP? Tampouco acredito nisso. Seria um esforço para entrar em um negócio muito diferente, e creio que todo mundo precise levar esse aspecto em consideração."

Mas muita gente diz que, no duelo que parece destinado a surgir entre celulares inteligentes e netbooks, os computadores parecem estar em desvantagem.

Os preços iniciais de ambos são da ordem de 300 dólares, e muitas empresas dirigem seus produtos aos mesmos consumidores interessados em tecnologia. Mas os consumidores podem descobrir que, embora pequenos, os netbooks continuam a apresentar todas as inconveniências de um computador.

05/06/2009

Dia dos Namorados: comércio eletrônico deve faturar R$ 360 milhões

O comércio eletrônico deve faturar, no Dia dos Namorados, 20% a mais que no ano passado, somando 390 milhões de reais,  aponta previsão da e-bit referente ao período de 29 de maio a 12 de junho, divulgada nesta sexta-feira (05/06).

No mesmo período do ano passado, o e-commerce movimentou 324 milhões de reais. O valor médio gasto nas compras fica estimado em 320 reais, segundo a consultoria.

O diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, diz que a data pode ser beneficiada com mais vendas de produtos com maior valor agregado, e aponta este movimento como tendência no setor.

Entre as categorias que os namorados devem investir na data, o e-bit cita, como as que terão busca significativa, eletrônicos, eletro portáteis, celulares e câmeras digitais. Além disso, flores, perfumes e cosméticos também devem fazer sucesso nas compras online.

28/05/2009

Mudança em softwares de e-mails evita spams

Quem usa Outlook, da Microsoft, Thunderbird, da Mozilla, ou Mail, da Apple, terá de fazer uma pequena configuração no software de envio de e-mails.

A medida, que será implementada no prazo de 12 a 18 meses, faz parte de uma nova política anti-spam do país, recomendada na semana passada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil.

O objetivo é bloquear o envio de e-mails a partir da porta de comunicação 25, a preferida dos spammers para disseminar e-mails, já que permite enviar essas mensagens sem passar pelo provedor de internet.

Com a mudança para a porta 587, haverá um obstáculo a mais. O correio eletrônico passará pelos provedores de e-mail, com autenticação (login e senha). Webmails como o Gmail, do Google, não serão afetados pela mudança.