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PRINCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE INTERNET E TECNOLOGIA

17/03/2009

Apple atualiza software do iPhone com recurso de cortar e colar

A Apple revelou nesta terça-feira uma atualização do software com recursos que incluem corte e cola de texto e notificações automáticas. A empresa tenta se preparar para mais crescimento no disputado mercado de telefonia celular.

Muitos usuários há muito esperavam pela capacidade de cortar e colar texto no iPhone. A função consta há tempos de rivais como o BlackBerry, da Research in Motion.

A Apple também informou que o sistema operacional 3.0 do iPhone vai ser compatível com alertas automáticos de informações como resultados esportivos ou mensagens instantâneas.

A companhia, que vende o iPhone em 80 países, informou que os usuários do aparelho já fizeram downloads de 800 milhões de aplicativos de sua loja online.

A Apple informou ainda que a atualização do sistema estará disponível gratuitamente para os usuários do iPhone em meados deste ano. Já os usuários do iPod touch terão que comprar a nova versão por 9,95 dólares.

As ações da Apple exibiam alta de 1,4 por cento, às 15h28 (horário de Brasília).

16/03/2009

E-commerce: 13,2 mi de brasileiros compraram online em 2008, diz e-bit

O número de consumidores brasileiros que comparam pela internet chegou a 13,2 milhões  em 2008, aumento de 39% em relação a 2007, segundo dados da 19ª edição do relatório WebShoppers realizado pela consultoria e-bit e divulgado nesta terça-feira (17/03).

O volume de e-consumidores foi alimentado pela crescente participação da classe C nas compras online. Segundo a e-bit, famílias com renda média mensal de até 3 mil reais representaram 60% dos novos e-consumidores em 2008. A participação da classe C no comércio eletrônico brasileiro cresceu de 37% em 2007 para 42% em 2008.

O perfil do consumidor online também passou por modificações. Em 2008, a presença das mulheres ultrapassou a dos homens em volume de compras online e agora representa 51% dos e-consumidores. A participação de internautas com mais de 50 anos de idade também cresceu e representou 19% da base de e-consumidores em 2008.

O e-bit já havia divulgado em janeiro que o e-commerce brasileiro movimentou 8,2 bilhões de reais durante o ano passado, crescimento de 30% em relação a 2007. "O valor ainda seria mais alto (8,6 bilhões de reais) se não fosse a crise econômica. Mesmo assim houve um crescimento [anual] significativo", observa Pedro Guasti, diretor geral da e-bit. A expectativa para 2009 é que o e-commerce brasileiro movimente 10 bilhões de reais.

Agora, a consultoria estima que o setor deverá movimentar 4,2 bilhões de reais até julho, acréscimo de 800 milhões de reais em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. A soma do primeiro semestre de 2009 supera o faturamento do e-commerce em todo o ano de 2006, compara Guasti.

Para o final do semestre, a consultoria espera que o Brasil ultrapasse a marca de 15 milhões de consumidores online. Até o final do ano, a expectativa é que o número chegue a 17,2 milhões de compradores online.

CDs e DVDs saem de cena
Entre as categorias mais populares entre os brasileiros em 2008, a de Livros mantém a ponta folgada, com 17% de participação, seguida por Saúde e Beleza (12%),informática (11%),Eletrônicos (9%) e Eletrodomésticos (6%).

As vendas de CDs e DVDs, que chegaram a representar mais de 40% dos pedidos na internet brasileira no Natal de 2002, registraram menos de 5% de participação no e-commerce em 2008, deixando de figurar entre as categorias mais vendidas no ranking deste ano.

A mudança no hábito do consumidor, reforçada pela pirataria e pelas redes de compartilhamento de arquivos (P2P) colaboraram para a queda nas vendas de CDs e DVDs, nos últimos seis anos, aponta a e-bit. "Houve uma mudança de hábito de consumo [neste segmento]. A realidade é essa. Há um comportamento de compartilhamento entre os consumidores. A indústria deve criar novos modelos para ganhar dinheiro", avalia Pedro Guasti.

09/03/2009

Nova versão do Windows permitirá desativar o Internet Explorer

A Microsoft anunciou que a nova versão de seu sistema operacional, Windows 7, permitirá a seus usuários desativar o navegador Internet Explorer e outros programas integrados, motivo de litígio com a União Europeia.

O grupo foi acusado em janeiro pela Comissão Europeia de abusar de sua posição dominante ao incorporar sistematicamente ao Windows seu navegador Internet Explorer, afastando assim do mercado outros navegadores da concorrência.

O Windows opera em mais de 90% dos computadores do mundo.

06/03/2009

Publicidade online ganha novo código de conduta

O Internet Advertising Bureau (IAB) apresentou um código de práticas para publicidade online que registra os hábitos dos usuários na web. A idéia é impulsionar a promoção de anúncios ainda mais personalizados.

Empresas do setor, como AOL, Google, Microsoft e Yahoo! são algumas das que concordaram com os novos princípios de conduta, junto ao controverso sistema de anúncios focados Phorm. O serviço já criou bastante confusão no Reino Unido, em particular quando a British Telecom resolveu utilizá-lo em 30 mil dos seus usuários sem o conhecimento deles.

Ao concordar com o novo código, as empresas assumiram o compromisso de informar o consumidor que estão coletando dados sobre suas atividades online, assim como oferecer a possibilidade de que ele recuse a participação.

De acordo com o líder de questões regulatórias da IAB, Nick Stringer, "a IAB vem se esforçando para garantir que a indústria proteja e eduque os consumidores sobre seus direitos e escolhas".